Liga dos Campeões

Villarreal surpreende Bayern e bate time alemão por 1x0, na ida das quartas da Champions

Equipe espanhola teve boas oportunidades de ampliar o marcador, mas parou na falta de pontaria

Jogadores do Villareal comemoram vitória com a torcidaJogadores do Villareal comemoram vitória com a torcida - Foto: Pierre-Philippe MARCOU / AFP

O Villarreal conseguiu uma valiosa vitória por 1 a 0 em casa sobre o Bayern de Munique, nesta quarta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões, levando assim uma vantagem importante para a partida de volta na próxima terça-feira. 

O holandês Arnaut Danjuma marcou o único gol da partida no Estádio de la Cerámica logo aos 8 minutos. 

Foi o suficiente para que o atual campeão da Liga Europa, que já surpreendeu nas oitavas de final ao eliminar a Juventus, vencer o Bayern, o líder isolado da Bundesliga que se complica em seu objetivo de reconquistar o trono europeu. 

Essa foi a primeira derrota do Bayern como visitante na Liga dos Campeões desde setembro de 2017, quando perdeu para o Paris Saint-Germain, que era então comandado por Unai Emery, justamente o atual técnico do Villarreal.

O 'Submarino Amarelo', sétimo colocado da Liga espanhola e que perdeu três dos últimos cinco jogos no campeonato nacional, continua a surpreender no principal torneio continental de clubes e se aproxima do sonho de disputar a segunda semifinal da sua história em uma Liga dos Campeões, após a que perdeu na temporada 2005-2006 diante do inglês Arsenal. 

No primeiro tempo, o Villarreal jogou sem medo e rapidamente abriu o placar, quando aos 8 minutos um cruzamento de Dani Parejo foi desviado por Danjuma, que colocou o pé para mandar ao fundo da rede do time alemão. 

A equipe amarela não só começou com esse gol, como também conteve defensivamente um time acostumado a fazer da qualidade ofensiva seu ponto forte. 

Aos 40 minutos, os torcedores do Villarreal comemoraram mais um gol, com um chute-cruzamento cheio de efeito do francês Francis Coquelin que enganou Manuel Neuer. Mas quando os anfitriões achavam que tinham conseguido o segundo, o gol foi anulado por impedimento. 

O Bayern terminou o primeiro tempo aliviado com esse gol anulado, mas preocupado por não ter chutado na direção do gol nos primeiros 45 minutos.

Chances desperdiçadas

Após o intervalo, Serge Gnabry (49) esteve perto de empatar com um chute, mas a bola passou perto da trave. Thomas Müller quase tocou para mandar para o gol. 

O Villarreal respondeu com um disparo da entrada da área de Gerard Moreno (52) que acertou a trave dos visitantes. 

Moreno também quase marcou aos 57 minutos, mas Alphonso Davies afastou o que seria o segundo dos espanhóis. 

Moreno tentou do meio do campo quando viu Neuer mal posicionado, aos 62 minutos, mas sem sucesso. 

O Villarreal continuou desperdiçando chances: aos 66 minutos, Danjuma teve uma grande oportunidade, mas falhou contra Neuer, quando parecia ter tudo a seu favor. 

O Bayern tentava reagir com mais vontade do que acerto. Davies tentou da entrada da área (68), mas o goleiro argentino Gerónimo Rulli defendeu sem dificuldades. 

Na reta final da partida, o Bayern acelerou, procurando repetir o que aconteceu na ida das oitavas de final, quando conseguiu empatar nos momentos finais em Salzburgo, antes de golear no jogo de volta. 

Mas o Villarreal não teve a infelicidade dos austríacos e conseguiu manter a vitória. 

Ficou até com o gosto amargo de não ter conseguido um rendimento superior para a segunda partida na Alemanha devido às suas inúmeras chances claras perdidas, como a que Alfonso Pedraza teve aos 87 minutos. 

Kingsley Coman tentou desesperadamente o empate (89), mas Rulli mais uma vez ficou atento para defender. 

No Allianz Arena, na terça-feira da próxima semana, o Bayern tentará reverter um confronto que, por enquanto, está surpreendendo a todos.

Veja também

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos
FUTEBOL EUROPEU

Toto Schillaci, artilheiro da Copa de 1990, morre aos 59 anos

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo
CASO GOLEIRO BRUNO

Em liberdade condicional, goleiro Bruno trabalha como entregador de móveis no litoral do Rio; vídeo

Newsletter