FUTEBOL

Vini Jr. x Neymar: jogador do Real Madrid segue protagonista e se aproxima de craque do PSG; compare

Atacante revelado pelo Flamengo ganha poder de decisão na Europa a cada temporada

Vini Jr desponta como sucessor de Neymar na posição de principal jogador brasileiro na EuropaVini Jr desponta como sucessor de Neymar na posição de principal jogador brasileiro na Europa - Foto: Divulgação

Tem sido recorrente, desde a temporada passada: o Real Madrid vence e Vini Jr. frequentemente é o protagonista. Foi assim na goleada de 5 a 2 sobre o Liverpool, terça-feira, pelas oitavas da Champions, com uma atuação que fez o técnico Carlo Ancelotti dizer que o brasileiro é o jogador mais decisivo do mundo atualmente.

É o tipo de desempenho, de comentário, que aproxima o camisa 20 do último jogador brasileiro a ser assim tão desequilibrante na Europa: Neymar.

A evolução do jogador do Real mostra isso. As temporadas passam e fala-se cada vez menos de um drible ou de uma arrancada. A pauta é uma assistência, um gol. O tipo de feito que marcou Neymar nos seus melhores dias com a camisa do Barcelona e no começo pelo PSG.

Na quinta temporada na Europa, Vini Jr. possui números muitos bons. É constante: sem lesões graves, sempre bem fisicamente e com poucos cartões, atuou até agora em 94% dos jogos possíveis. Soma 15 gols e oito assistências — foram dois gols e um passe decisivo na goleada no Anfield Road.

— O Vinícius não para. Ele dribla, dá assistências, marca — enumerou Ancelotti.

 

Em termos de presença, há três temporadas o camisa 20 já supera o desempenho de Neymar quando se analisa o mesmo recorte do jogador no futebol europeu. Melhor condicionamento físico e menos suspensões — Vini soma 27 cartões amarelos pelo Real Madrid, enquanto Neymar recebeu 43 na sua passagem pelo Barcelona — explicam porque o jogador do Real já é mais confiável do que o camisa 10 foi nas suas primeiras cinco temporadas na Europa.

Ganhando espaço
Em termos de participações diretas em gols, o abismo entre os jogadores já foi bem maior — Neymar, na sua quinta temporada na Europa, a primeira pelo PSG, marcou 28 gols e conseguiu 17 assistências. Números melhores que os de Vini atualmente, com a diferença que o ponta-direita do Real Madrid ainda tem pouco menos da metade da temporada para disputar.

Diferentemente de Neymar, o atacante revelado pelo Flamengo teve duas primeiras temporadas em que foi mais reserva do que titular. A partir da terceira, ganhou de vez a titularidade, mas seu desempenho ainda oscilava. Era o jogador das jogadas mal concluídas, com erros no último passe e na finalização que minavam seu desempenho e os resultados do Real Madrid.

Guinada na carreira
A revolução técnica de Vini Jr. aconteceu na temporada passada, a quarta pela equipe merengue. Vini manteve a constância em campo na casa dos 94% dos jogos possíveis do Real Madrid, com um salto no número de gols e de assistências. Não é coincidência que a temporada acabou com o título espanhol e da Champions — com gol dele.

Na comparação entre as temporadas, foi a primeira em que Vini superou Neymar em um aspecto técnico: marcou 25 gols na quarta temporada europeia, contra 20 que o atacante do Barcelona fez na temporada 2016/2017, sua última pelo time catalão.

Veja também

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos
Tênis

Bia Haddad supera australiana e estreia com vitória no Torneio de Seul; veja os melhores momentos

Flamengo x Peñarol: saiba onde assistir e confira prováveis escalações
Libertadores

Flamengo x Peñarol: saiba onde assistir e confira prováveis escalações do jogo

Newsletter