Vinicius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo no Fifa The Best
É a primeira vez, desde 2007, que um brasileiro recebe o prêmio
Vinícius Júnior foi eleito o melhor jogador do mundo, na tarde desta terça-feira (17), na premiação do Fifa The Best, em Doha, no Catar. Rodri, do Manchester City, e Bellingham, companheiro de Vini no Real Madrid, completaram o top 3. No feminino, Aitana Bonmatí, do Barcelona, foi a vencedora.
Vini Jr is #TheBest FIFA Men's Player 2024! — FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) December 17, 2024
O astro do Real Madrid se junta a Romário, Ronaldo (três vezes), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (duas vezes) e Kaká na lista de brasileiros eleitos o melhor do mundo pela Fifa, em premiação criada em 1991.
É a primeira vez que um jogador do Brasil é contemplado desde 2007. Naquela ocasião, Kaká desbancou Cristiano Ronaldo e Messi, após boa temporada com a camisa do Milan. Em 2024, Vini Jr ainda ficou na segunda colocação na disputa da Bola de Ouro, conquistada pelo espanhol Rodri.
Vinicius Júnior foi o principal destaque do Real Madrid na última temporada. O camisa 7 foi fundamental nas conquistas do Campeonato Espanhol e da Liga dos Campeões. Em 39 partidas, o brasileiro de 24 anos anotou 24 gols e distribuiu 11 assistências.
Com o feito, Vini se torna o segundo brasileiro amis jovem a alcançar a conquista. Nascido em julho de 2000, o atleta da Seleção possui 24 anos e cinco meses. O mais novo a faturar o troféu foi Ronaldo Fenômeno, que venceu com 20 anos, em 1996.
Outros premiados
Além dos prêmios destinados para os melhores jogadores masculino e feminino, a Fifa distribuiu outras oito premiações ao longo do evento. Outros três brasileiros foram agraciados.
No primeiro ano do Marta Awards, de gol mais bonito do futebol feminino, Marta foi a ganhadora pelo belo gol anotado contra a Jamaica, em amistoso realizado na Arena de Pernambuco, em junho. Já no masculino, o Prêmio Puskas foi para Garnacho, do Manchester United.
Thiago Maia, do Internacional, faturou o prêmio Fair Play, por ajudar as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, enquanto o pequeno vascaíno Gui foi eleito o Torcedor do Ano.
Entre os técnicos, Emma Hayes, do Chelsea feminino, e Carlo Ancelotti, do Real Madrid, foram eleitos os melhores treinadores.
No gol, Alyssa Naeher (EUA e Chicago Red Star) foi a escolhida melhor goleira. Já Emiliano Martínez, da Argentina e Aston Villa, levou o prêmio de melhor goleiro pelo segundo ano seguido.