Logo Folha de Pernambuco

Sport

Vivendo fases distintas na competição, Sport recebe o Flamengo na Ilha do Retiro

Mesmo sem a possibilidade de entrar na zona de rebaixamento nesta rodada, uma derrota frente ao Flamengo é um péssimo negócio para o Sport

Jair Ventura, técnico do SportJair Ventura, técnico do Sport - Foto: Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Sport e Flamengo vivem fases totalmente distintas dentro desta edição do Campeonato Brasileiro. Enquanto os pernambucanos brigam contra o rebaixamento da competição com Vasco, Fortaleza e Bahia, os cariocas lutam pelo título com Internacional, São Paulo e Atlético/MG. Nesta segunda-feira (1), no Recife, os rubro-negros se enfrentam em encontro válido pela 33ª rodada do certame nacional, às 20h, na Ilha do Retiro.  E se tratando de pontos corridos, o equilíbrio chama a atenção no duelo.

Desde que o Sport estreou na Primeira Divisão, neste formato, Leão e Urubu se encontraram em nove oportunidades na capital pernambucana. São três vitórias para os donos da casa, três empates e outros três triunfos para os visitantes. No último jogo, em 2018, melhor para o time do Rio de Janeiro, que venceu pelo placar de 1x0. Aliás, assim como nesta ocasião, nos encontros entre 2015 e 2017, o perdedor também não marcou gols no confronto. Em 2016 e 2017, o time da Praça da Bandeira venceu por 1x0 e 2x0, respectivamente. Enquanto em 2015, foi a vez dos cariocas triunfarem pelo placar mínimo.

Na parte de baixo da tabela, o Leão sabe da importância de fazer um jogo beirando a perfeição para passar por um adversário superior tecnicamente na noite de hoje. Com 35 pontos, o Sport não entra na zona de rebaixamento nesta rodada, porque tem a mesma pontuação que o Fortaleza — equipe que abre o Z4 e que perdeu, no domingo (31), para o Atlético-MG —, mas leva a melhor nos critérios de desempate. No entanto, uma derrota frente ao Flamengo mantém essa possibilidade muito viva, já que Vasco e Bahia se enfrentaram e terminaram empatados, somando um ponto cada.

Do lado carioca, a vitória de 4x2 sobre o Grêmio, na quinta-feira, fez os torcedores relembrarem os bons momentos vividos com Jorge Jesus em 2019. Ano em que o Fla levantou as taças do Brasileiro e da Libertadores. Com 58 pontos, o time de Rogério Ceni segue à caça do líder Internacional e tem peças como Gabigol, Arrascaeta e demais talentos individuais voltando a brilhar como em outrora. O que ligou o alerta do técnico Jair Ventura.

"É uma equipe que ganhou a Libertadores e Brasileiro. Muitas equipes que conseguem esses títulos, com esses trabalhos próximos à excelência, perdem as principais peças. No caso deles, mantiveram e chegaram outros importantes. E um time ainda mais forte, individualmente falando. Temos que ter cuidado com esses valores capazes de decidir jogos. Estamos atentos às individualidades, mas também temos nossas qualidades, nossa força. Que possamos fazer um grande jogo e conseguir os nossos objetivos", contou o treinador.

Ficha técnica

Sport
Luan Polli; Raul Prata (Ewerthon), Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Ronaldo, Betinho, Patric e Thiago Neves; Marquinhos e Dalberto. Técnico: Jair Ventura.

Flamengo
Hugo Souza; Isla, Willian Arão, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni.

Estádio: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (SC). Assistentes: Kléber Lúcio Gil e Helton Nunes (ambos de SC)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Transmissão: Premiere.

Veja também

Newsletter