Votação mista? Conselho do Santa volta a debater formato das eleições nesta quinta
Reunião do dia 5 deste mês foi improdutiva e precisou ser remarcada para hoje devido a indefinição sobre assuntos relacionados ao pleito
O Conselho Deliberativo do Santa Cruz volta a se reunir nesta quinta-feira (19) para discutir um dos assuntos de maior importância no clube no momento, as eleições. Entre os temas levantados para deliberação está o “formato das eleições”, "eventual adiamento" e maiores definições sobre como o pleito, marcado para o dia 14 de dezembro, deve acontecer. Esta será a segunda reunião entre conselheiros após o presidente do Executivo tricolor, Constantino Júnior, soltar o edital de convocação da Assembleia Geral de sócios para o final do ano.
Na última reunião, realizada no dia 5 deste mês, dois temas foram rapidamente explanados antes dos conselheiros iniciarem os debates sobre as eleições: os números alcançados nas categorias de base, a importância da rodagem entre os atletas do sub-20 e sub-23, além do aproveitamento de jogadores no profissional e do retorno financeiro que o clube já teve com a venda de alguns pratas da casa. No segundo momento, o diretor do Núcleo de Gestão, Ítalo Mendes, fez uma apresentação contábil das receitas que o clube pode ter nos próximos três anos.
Leia também
• Didira e Victor Rangel testam positivo para Covid-19 e desfalcam Santa
• Santa paga "imagem" e espera por empresários, Vitória e Botafogo para quitar outros atrasos
• Santa atinge maior sequência de vitórias da década
Esse foram assuntos que serviram como prévia para o debate que realmente havia levado os conselheiros àquele encontro. No “terceiro bloco”, através da palavra de alguns conselheiros, houve uma tentativa de discutir, novamente, o adiamento das eleições, mas o debate não foi para frente. Os ânimos estavam agitados e esse, inclusive, era um assunto que já estava dado como definido a partir do documento divulgado pelo clube, com o pleito marcado para o dia 14 de dezembro. Na ocasião, houve bate-boca entre os conselheiros que fazem a oposição e os que se posicionam a favor da atual gestão. Mesmo assim, a discussão sobre o formato das eleições chegou a ser iniciado, mas terminou sem definições, num encontro descrito como "improdutivo".
Entre as sugestões apontadas, o conselho voltará a discutir, nesta quinta, se a votação para decidir quem será o mandatário tricolor para o próximo triênio será realizada em formato misto, ou seja, com os sócios aptos podendo votar presencialmente ou de forma virtual; de maneira totalmente remota ou presencial. Além desses pontos, mais uma vez entrará em pauta um possível adiamento das eleições, segundo o conselho "por conta das dificuldades sanitárias, da pandemia e matérias a ela pertinentes". Também haverá apresentação de orçamento e custo das eleições e "conveniência das deliberações ante a preocupação do presidente do Poder Executivo com a prorrogação" da Série C do Campeonato Brasileiro 2020, com término previsto para o dia 31 de janeiro.