Logo Folha de Pernambuco

Futebol

Werder Bremen decide sair do X por causa de "discursos de ódio" na plataforma

O clube pediu aos seus 600 mil seguidores que o acompanhem agora na rede social Bluesky

Werder Bremen deixou o XWerder Bremen deixou o X - Foto: Reprodução

O Werder Bremen, clube de futebol quatro vezes campeão alemão, anunciou nesta terça-feira (19) em seu site oficial que decidiu sair da rede social X, acusando-a de não combater os "discursos de ódio" desde sua aquisição por Elon Musk.

"Desde que Elon Musk adquiriu a plataforma e, apelando à liberdade de expressão, os discursos de ódio, o ódio às minorias, as mensagens de extrema direita e as teorias da conspiração aumentaram em um ritmo incrível", explicou o Werder Bremen em comunicado.

"A radicalização da plataforma é impulsionada pelo próprio Elon Musk e suas publicações. Ele fez, sobretudo, declarações transfóbicas, antissemitas e propagou teorias da conspiração", insistiu o clube do norte da Alemanha, que foi campeão da Bundesliga em 1965, 1988, 1993 e 2004.

"Quase nada mais é sancionado na plataforma. Os algoritmos e o controle da plataforma X são totalmente opacos. Além disso, Elon Musk instrumentaliza a rede para transformá-la em uma arma política, como pôde ser visto recentemente na campanha eleitoral dos Estados Unidos", avaliou o Werder.

O clube, que se posiciona "claramente contra o ódio, a discriminação e a exclusão" e a favor da "diversidade, liberdade, democracia, coesão e solidariedade na sociedade", decidiu retirar-se do X e pediu aos seus 600 mil seguidores que o acompanhem agora na rede social Bluesky.

O Werder Bremen tomou uma decisão idêntica à anunciada há alguns dias pelo St. Pauli, clube de Hamburgo que também disputa a primeira divisão alemã e possui 250 mil seguidores no X.

A Federação Alemã de Esqui (DSV) havia abandonado o X em novembro de 2022, algumas semanas após Elon Musk tornar-se o proprietário.

A Federação Alemã de Voleibol também interrompeu suas atividades na plataforma em março deste ano.

Veja também

Rafael Nadal se despede das quadras após derrota Espanha para Holanda na Copa Davis
Adeus

Rafael Nadal se despede das quadras após derrota Espanha para Holanda na Copa Davis

Sport enfrentará Santos com técnico do sub-20 na última rodada da Série B
Decisão

Sport enfrentará Santos com técnico do sub-20 na última rodada da Série B

Newsletter