Yane Marques é eleita nova presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro
Em votação online nesta terça-feira (12), pernambucana teve 73% dos votos
A pernambucana Yane Marques foi eleita presidente da Comissão dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (Cacob), em eleição online realizada nesta terça-feira (12). A ex-atleta do pentatlo moderno concorreu com Diogo Silva, do taekwondo, e Bárbara Seixas, do vôlei de praia. Ela recebeu 73% dos votos.
Fabiano Peçanha, do atletismo, com 60% dos votos, foi eleito vice-presidente da comissão, seguido por Rodrigão, do vôlei, com 24%, e Fernanda Nunes, do remo, com 16%.
Agora, Yane comandará a Cacob até a Olimpíada de 2024, na França, com a missão de manter as conquistas da última gestão, gerida por Tiago Camilo, do judô, onde a pentatleta foi vice.
Junto com a comissão dos atletas, o atual presidente do COB, Paulo Vanderlei, tomou posse para o seu segundo mandato. Além dele, os membros do conselho administrativo também foram empossados.
Para 2021, o COB tem um orçamento de R$ 388 milhões, valor recorde. Significa um aumento de 20% na comparação com 2020. Já as 32 federações olímpicas brasileiras dividirão R$ 150 milhões (o maior valor desde 2001) em recursos referentes ao aporte das loterias federais. Um aumento de 25% na comparação com 2020.