Futebol Internacional

Zagueiro senegalês do Napoli volta a ser alvo de insultos racistas na Itália

Kalidou Koulibaly já havia sofrido racismo das torcidas de outros times italianos

Foto: Miguel MEDINA / AFP

O zagueiro senegalês Kalidou Koulibaly foi novamente alvo de injúria racial na Itália, desta vez por parte de torcedores da Atalanta, após o confronto entre as equipes no domingo em Bérgamo pelo Campeonato Italiano.

"Qualquer comportamento que não esteja de acordo com os princípios cívicos e de educação, sempre defendidos por este clube, será fortemente combatido", prometeu a Atalanta em um comunicado publicado em seu site. 

"Não queremos dar visibilidade a indivíduos que nada têm a ver com nosso ambiente e, por isso, sem clamores e generalizações, atuaremos nos órgãos competentes para que a imagem do clube e a cidade de Bérgamo sejam protegidas", acrescentou.

Em um vídeo circulou no domingo nas redes sociais, era possível ouvir injúrias raciais dirigidas a Koulibaly no estádio Atleti Azzurri d'Italia, em Bérgamo, quando o jogador estava deixando o campo depois da partida.

O zagueiro já foi várias vezes alvo de insultos racistas nesta temporada, sobretudo em Florença e recentemente em Verona.

Após esse último episódio, o jogador recebeu o apoio da Federação Senegalesa de Futebol (FSF).

"Tal como acontece com seus hábitos tristes, alguns torcedores da Atalanta repetiram novamente seus absurdos humanos proferindo insultos desprezíveis e racistas direcionados ao nosso capitão e líder, Kalidou Koulibaly", tuitou a FSF.

"Esses idiotas sem cérebro não têm lugar em um estádio. Força, Kalidou", acrescentou a federação.

O retorno do público às arquibancadas nesta temporada, após um ano de jogos com portões fechados devido à pandemia, foi acompanhado pela volta de incidentes racistas na Itália.

Além de Koulibaly, o nigeriano Victor Osimhen, também do Napoli, e o goleiro francês Mike Maignan, do Milan, foram alvo de injúrias.

As punições são raras frente a este problema endêmico na Itália.

Em outubro, o capitão da seleção italiana, Giorgio Chiellini, confessou que sentiu "vergonha" após os insultos contra Koulibaly em Florença.

Veja também

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador
Futebol

Náutico recebe certificado da CBF de Clube Formador

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará
Futebol

Bombeiros fazem vistoria na Ilha e Sport mostra confiança para ter estádio contra Ceará

Newsletter