Logo Folha de Pernambuco

FUTEBOL

Zidane é favorito para assumir seleção francesa? Saiba por que ídolo não é unanimidade

Campeão do mundo com a França em 1998 já destacou desejo de liderar equipe nacional 'para encerrar ciclo', mas federação hesita, e outros nomes são cotados

Zidane, ex-técnico do Real MadridZidane, ex-técnico do Real Madrid - Foto: JORGE GUERRERO / AFP

Longe dos trabalhos de treinador de futebol desde 2021, quando encerrou a vitoriosa passagem pelo Real Madrid, Zinedine Zidane é o favorito para assumir a seleção francesa após a saída de Didier Deschamps. O atual técnico anunciou que não vai renovar seu contrato e deixar o cargo ao fim da Copa do Mundo de 2026 (ou até antes, caso a equipe não se classifique para o Mundial).

— Estou aqui desde 2012 e meu contrato vai até 2026, a próxima Copa do Mundo. Ele termina aí porque precisa parar em algum momento. Na minha mente, está muito claro. Eu dei tudo de mim com o mesmo desejo e paixão para manter a seleção francesa no mais alto nível, mas 2026 é suficiente — destacou Deschamps, campeão da Copa como jogador em 1998 e como técnico em 2018.

 

Deschamps já indicara, no passado, que Zidane um dia poderia assumir o cargo. Ainda de acordo com o L'Équipe, a partir da decisão do atual técnico, tomada "há meses", o nome do colega multicampeão voltou a ganhar força nos bastidores. Zidane, no entanto, estaria longe de ser uma unanimidade na corrida pela sucessão.

O presidente da Federação Francesa de Futebol (FFF), Philippe Diallo, por exemplo, evitou o assunto ao ser questionado por jornalista do "L'Équipe".

— Não vou entrar nesse debate. Didier tem dois anos de contrato e, por respeito a ele, sua equipe e os jogadores, a questão de sua sucessão não se coloca hoje. Quero que Didier trabalhe em paz, pois temos desafios significativos pela frente — disse ele.

Zidane tem afirmado que está feliz com sua vida atual, focada nos cuidados dos filhos e dos netos, embora nunca tenha escondido o desejo de treinar a seleção de seu país. Disse, porém, que a data de realização desse sonho não depende dele. Campeão do Mundo com Zizou em 1998, Christophe Dugarry já foi a pública defender a nomeação do amigo. Já Jean-Michel Larqué disse apostar que o futuro comandante dos Bleus não será o ex-meia.

Outros cotados
Zidane é celebrado pelas conquistas como jogador e como treinador do Real Madrid (foi tri da Liga dos Campeões entre 2016 e 2018, por exemplo), mas está "parado" na função desde 2021. Outros nomes são cotados para o cargo, como o do ex-jogador Thierry Henry.

Embora não tenha alcançado o mesmo sucesso no futebol de clubes que o compatriota, o ex-atacante do Arsenal chamou a atenção no comando da seleção sub-21 da França, levando o time à final da Olimpíada de Paris-2024. Segundo a imprensa internacional, outro concorrente que não pode ser esquecido é Hervé Renard, que tem experiência no comando de seleções e obteve sucesso na gestão do time feminino da França.

Não está descartada a opção de um estrangeiro assumir um posto. Na imprensa internacional, fala-se dos nomes do ex-treinador do Liverpool Jürgen Klopp e do atual técnico do Manchester City, Pep Guardiola. Ambos expressaram o desejo de treinar uma seleção nacional. Ex-treinador do Christophe Galtie e hoje no Al-Duhail, do Catar, Christophe Galtier e Rudi Garcia, ex-Napoli, também se colocaram à disposição.

Veja também

Confira como foram as estreias do Náutico no Pernambucano nos últimos 20 anos
Futebol

Confira como foram as estreias do Náutico no Pernambucano nos últimos 20 anos

Técnico do Sport tira pressão do sub-20 no Estadual: "estamos aqui para dar apoio"
Sport

Técnico do Sport tira pressão do sub-20 no Estadual: "estamos aqui para dar apoio"

Newsletter