Governo federal vai lançar Plano Nacional de Ferrovias e quer atrair investimentos de R$ 100 bilhões
Plano Nacional de Ferrovias pretende fazer concessões de várias linhas férreas
O ministro dos Transportes, Renan Filho, publicou, nas suas redes sociais, que o Plano Nacional de Ferrovias está praticamente "pronto". A expectativa é de que o lançamento deste programa ocorra em fevereiro pelo governo federal e a finalidade da iniciativa é atrair R$ 100 bilhões em investimentos no setor. No Nordeste oriental, a única obra ferrroviária citada pelo ministro foi uma conexão do trecho cearense da Ferrovia Transnordestina com a Ferrovia Norte-Sul.
A conexão com a Ferrovia Norte Sul será um trecho ferroviário que vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, ao município de Estreito, no Maranhão. Projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário do País, a Ferrovia Norte-Sul passa por quatro regiões, ligando o Porto de Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos, em São Paulo. Esta futura conexão vai trazer muitas possibilidades de movimentação de novas cargas e mais desenvolvimento econômico para os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.
Segundo o ministro, a estratégia do governo federal é "aportar até 20% dos recursos, fortalecendo a confiança e atraindo capital privado". O modelo citado pelo ministro coincide com algumas informações adiantadas sobre como será a retomada das obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, que liga Salgueiro, no Sertão central de Pernambuco, ao Porto de Suape, também em Pernambuco.
O trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina está abandonado desde 2016. No ano passado, o governo federal, via Infra, contratou um consórcio para fazer os projetos básicos e executivos da ligação Salgueiro-Suape. Segundo informações já repassadas pela Infra, o leilão de concessão deste trecho ocorrerá no segundo semestre deste ano.
O Movimento Econômico publicou uma matéria, na segunda-feira (13), na qual o Ministério dos Transportes informou que pretende usar recursos do Novo PAC para restaurar ferrovias que foram sucateadas nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Essas ferrovias faziam parte da antiga Malha Nordeste que foi totalmente sucateada já que a atual concessionária (FTLSA) deixou em operação somente o trecho entre que liga os portos do Ceará ao Porto de Itaqui, no Maranhão.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, fala sobre as ferrovias que sairão do papel via concessões que constam do Plano Nacional Ferroviário. Foto: José Cruz
Mais ferrovias contempladas no Plano
Embora não tenha citado datas, o ministro disse que agora o ministério está fazendo a distribuição desses projetos, incluindo informações como qual semestre será lançado o lelião de concessão. Segundo Renan, o primeiro leilão será o da Ferrovia Leste-Oeste (Fiol) no trecho que vai ligar o Sul da Bahia ao "coração da produção da soja no Mato Grosso".
Também será contemplado no Plano o Anel Ferroviário do Sudeste que vai conectar vários portos da região à Malha Ferroviária da MRS, numa área que atende Vitória, do Espírito Santo a Minas Gerais.
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