Logo Folha de Pernambuco

INDÚSTRIA

Grupo Olho D'Água inaugura nova fábrica de açúcar na Giasa, na PB

A Usina Giasa, na Paraíba, começa a produzir açúcar depois de receber um investimento de R$ 150 milhões

Plantio de cana-de-açúcar na Usina Comvap, que também pertence ao Grupo Olho D'ÁguaPlantio de cana-de-açúcar na Usina Comvap, que também pertence ao Grupo Olho D'Água - Foto: Foto: Olho D'Água Piauí/Divulgação

O Grupo Olho D'Água inaugura uma nova fábrica de açúcar no próximo dia 22 na Usina Giasa, situada no município paraibano de Pedra de Fogo, localizado a 40km de João Pessoa e a 100 km do Recife. As instalações têm equipamentos modernos e o investimento foi de cerca de R$ 150 milhões. A nova unidade vai gerar 203 empregos diretos.

A fábrica já está operando. A Giasa foi a primeira destilaria autônoma do Brasil. Até setembro último, a usina paraibana só fabricava etanol. Desde a última semana de setembro, a planta começou a produzir açúcar para exportação e vai destinar uma parte da sua produção ao mercado interno.

Além da Giasa, o grupo tem mais duas usinas: a Central Olho D'Água, em Camutanga (PE), e a Comvap, no município de União, no Piauí. O que levou o grupo a investir em mais uma fábrica de açúcar foi a instabilidade no preço do etanol. "O preço do álcool não estava pagando a cana-de-açúcar", comenta o presidente do Grupo Olho D'Água, Gilberto Tavares de Melo.

A Giasa foi comprada pelo Grupo Olho D'Água em 2019, quando, na época, a empresa estava sob o controle do grupo francês Louis Dreyfus. Antes de ser adquirida pelos franceses, a usina pertenceu à família Tavares de Melo.

Grupo Olho D'Água é um grande empregador

Durante a safra da cana-de-açúcar, o Grupo Olho D'Água emprega 1.750 pessoas na Giasa; cerca de 3.800 na usina Olho D'Água e 3.800 na Comvap.

Na última safra (23/24), a Usina Central Olho D'Água registrou uma safra recorde, processando 2.094.575 toneladas de cana-de-açúcar. A Comvap iniciou a atual safra (24/25) com a expectativa de processar 1,5 milhão de toneladas na atual moagem.

A Usina Central Olho D’Água completou 100 anos de atuação em 2020. Ela surgiu de um engenho, de nome homônimo, comprada pelo avô de Gilberto, Artur Tavares de Melo, e mais dois sócios.

Leia mais no Movimento Econômico

Usina Olho D’Água tem safra recorde com reforço da irrigação

Olho D’Água inicia moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana no Piauí

Veja também

Indústria entrou em ciclo sustentável ou ainda é cedo para isso?
Coluna Movimento Econômico

Indústria entrou em ciclo sustentável ou ainda é cedo para isso?

Com taxa de desocupação caindo, pressão sobre a Selic se eleva
Coluna Movimento Econômico

Com taxa de desocupação caindo, pressão sobre a Selic se eleva

Newsletter