Movimento manguebeat é recontado em livro de José Teles

'Da Lama ao Caos: que som é esse que vem de Pernambuco' ganha lançamento digital nesta segunda-feira (29)

O livro, digital, foi lançado nesta segunda-feira (29) - Divulgação

O “peso” de Chico Science e da Nação Zumbi volta a ganhar evidência com o livro “Da Lama ao Caos: que som é esse que vem de Pernambuco”, do crítico musical e jornalista José Teles. Na obra, lançada nesta segunda-feira (29) em formato digital, a trajetória do disco considerado transformador da música brasileira, é recontada.

Músicos, produtores e fotógrafos integram o elenco de entrevistados do escritor, que assina o primeiro livro – da Edições Sesc São Paulo - que integra o projeto "Discos da Música Brasileira”, organizado pelo crítico musical Lauro Lisboa Garcia que ressalta o manguebeat como o último movimento de alcance nacional e internacional.

Leia também:
Taylor Swift virá ao Brasil em 2020 pela primeira vez para promover disco 
Três vezes poesia: lançamentos literários privilegiam o gênero no Recife
Com o tema ‘Recife-se’, Abril pro Livro 2019 celebra o dia Mundial do Livro


Teles, testemunha do nascimento do álbum (Da Lama ao Caos, 1994) e da cena manguebeat, relata no livro detalhes das ideias de Chico Science que estava “lucubrando novas sonoridades e gostaria de propagá-las”. O ritmo do qual o olindense se referia era exatamente o mangue, denominação definida por ele próprio.

“Caranguejos com cérebro”
Nos anos de 1980, desde o encontro com Gilmar “Bola Oito”, suas incursões em festas, a relação com o mangue e os vendedores de caranguejos, até a efervescência da Rua da Aurora – local em que os “caranguejos com cérebro” se encontravam para fazer música – integram a narrativa do livro.

A coleção Discos da Música Brasileira apresenta em cada volume a história e importância de discos que marcaram a música brasileira, seja pela estética, por questões sociais e políticas ou pela influência sobre o comportamento do público.

Sobre o autor
O escritor, crítico musical e jornalista José Teles – natural da Paraíba mas radicado no Recife - é autor de livros sobre o Quinteto Violado, Manezinho Araújo e Chico Science, além do antológico Do Frevo ao Manguebeat, ocasião em que traça um importante painel histórico da música popular pernambucana, desde Capiba, Luiz Gonzaga e Alceu Valença, desaguando no manifesto de Science.

Serviço
Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?, de José Teles

Edições Sesc São Paulo (2019 – Ebook) - Coleção Discos da Música Brasileira
R$ 15