Petrovic convoca Brasil para o Mundial de basquete

Seleção brasileira enfrentará Grécia, Nova Zelândia e Montenegro na primeira fase da competição internacional

Leandrinho, em ação pela seleção brasileira - Divulgação/CBB

O croata Aleksandar Petrovic anunciou nesta segunda-feira (15) a convocação da seleção brasileira de basquete para a Copa do Mundo, que será disputada na China. O selecionado tem uma média de 29,4 anos e trouxe uma mescla entre jogadores veteranos e jovens.

As grandes ausências da convocação foram Raulzinho e Nenê. O primeiro não irá para o Mundial devido uma lesão sofrida no tornozelo esquerdo, no fim da temporada passada na NBA. Na ocasião, o armador ainda defendia as cores do Utah Jazz, mas ele acabou assinando com o Philadelphia 76ers para a próxima edição da liga. Já o pivô não sabe se continuará no campeonato americano ou irá se aposentar.

Mesmo assim, o Brasil contará com três atletas da NBA, Cristiano Felício (27), Bruno Caboclo (23) e Didi (20). O pivô esteve presente nas Olimpíadas-2016, no Rio de Janeiro, e já acumula quatro temporadas no Chicago Bulls. Já o segundo ressurgiu na liga americana, depois de anos apagados em Toronto. Draftado pelo New Orleans Pelicans, o ex-jogador de Franca faz boa Summer League e será uma das principais armas para seleção no mundial.

Leia também:
Jovem de 13 anos e 1,98m é tratado como joia do basquete
Antetokounmpo pode enfrentar Brasil no Mundial da FIBA
Bruno Caboclo seguirá na NBA após troca entre franquias
Uninassau vence o Vera Cruz e sai na frente nas semis da LBF


Também foram selecionados nomes carimbados da seleção e extremamente experientes. Alex Garcia (39), Leandrinho (36), Marcelinho Huertas (36), Anderson Varejão (36) e Marquinhos (34) estão defendendo a camisa do Brasil desde a década passada. A lista final ainda sofrerá o corte de três atletas.

Armadores: Marcelinho Huertas, Rafa Luz e Yago; 
Alas: Alex Garcia, Jhonatan Luz, Bruno Caboclo, Leandrinho, Didi, Marquinhos e Vitor Benite; 
Pivôs: Augusto Lima, Anderson Varejão, Cristiano Felício, Lucas Dias e Rafael Hettsheimeir.