Santos Dumont faz acordo com Fundação Olimpíadas Especiais

Objetivo da ação é implementar atividades esportivas para atletas com deficiência intelectual

Pista de atletismo do Parque Santos Dumont - Anderson Stevens/Folha de Pernambuco

Nesta sexta-feira (2), a partir das 9h, no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, será assinado um Termo de Cooperação Esportiva, em parceria com a Fundação Olimpíadas Especiais, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco e a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, com o objetivo de implementar atividades esportivas, capacitações teóricas e cessão de espaços esportivos para a realização de competições previstas no calendário da entidade, voltada para atletas com deficiência intelectual.

Durante o dia, além da assinatura do termo, o Parque receberá apresentações culturais, entre elas, o grupo de dança ‘Florescer’, do próprio Santos Dumont, composto por meninas com Síndrome de Down. Também será montado um aulão de zumba com atletas e familiares, além da vivência esportiva com modalidades como atletismo, bocha, tênis de mesa e vôlei, e palestras voltadas para o tema.

Leia também:
Ministro do Esporte visita Geraldão e Santos Dumont
Santos Dumont sedia disputas de skate, beach soccer e futevôlei


“Nossa principal meta é a melhoria na qualidade de vida, então, para isso, também queremos ser referência no atendimento às pessoas especiais, e a Olimpíadas Especiais tem um trabalho muito bonito com pessoas com deficiência intelectual, não só na parte de treinamento esportivo, mas também de competições. Essa parceria chega para compor conosco a nova realidade que queremos trazer para o Santos Dumont, será um ganho imenso não só para nós, mas, principalmente para a população de Pernambuco”, destacou Gustavo Catalano, Superintendente do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont.

A Fundação Olimpíadas Especiais é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual, como síndrome de down e autismo, por exemplo, e dirige desportos filiados à Special Olympics International. No Brasil, há dez modalidades esportivas voltadas para esses atletas: atletismo, basquete, bocha, futebol, natação, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além de programas como Atleta Líder, Juventude e Escola, Atletas Saudáveis, Corrida da Tocha, Atletas Jovens, MATP (Atividade Motora) e Famílias.