Evento traz workshops sobre viagens corporativas

Com o tema Management 3.0: Gestão Eficaz em Viagens Corporativas, o workshop reuniu representantes do segmento corporativo

José Guilherme Pontes, diretor da PontesTur. - Jose Britto/Folha de Pernambuco

O ramo das viagens corporativas foi o tema do 3º Workshop de Turismo Corporativo, realizado na manhã desta quinta-feira (19), no Recife. Entre os temas debatidos, estiveram os rumos do cenário da aviação civil no Brasil e a inovação e segurança em gestão de hospedagem. Promovido pela agência de viagens PontesTur, o evento aconteceu no Mar Hotel Conventions, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Com o tema Management 3.0: Gestão Eficaz em Viagens Corporativas, o workshop reuniu convidados do segmento corporativo, que participaram de debates sobre o mercado de viagens, que engloba empresas de hotelaria, aviação, seguros, locadoras de veículos, empresas gerenciadoras de pagamento, casas de câmbio e seguradoras.

O evento estabeleceu um diálogo entre os clientes e os representantes dos setores, apresentou cases de sucesso de empresas e startups e divulgou os programas da PontesTur, companhia responsável pela organização do evento.

De acordo com o diretor da PontesTur, José Guilherme Pontes, a terceira edição do Workshop, “surge da necessidade de abrir um espaço de debate para estabelecer uma troca de informações”. “Em um contexto de alta nos preços desse mercado, é importante ouvir o que as empresas têm de novo e expor as nossas necessidades”, completou Pontes.

Leia também:
Turismo internacional cresce no mundo, mas recua no Brasil
Azul, MAP e Passaredo ficam com slots da Avianca em Congonhas
Menos cidades pernambucanas constam no Mapa do Turismo Brasileiro

A programação do evento iniciou-se com uma palestra do diretor executivo da Associação Latino Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (ALAGEV), Eduardo Murad, que introduziu a discussão sobre a dinâmica do mercado atual de viagens e provocou indagações sobre o futuro do segmento. “É difícil tirar o executivo de dentro do escritório, pra fazer isso é necessário fazer eventos com muito conteúdo. Nesses eventos, forma-se uma rede de compartilhamento de experiências e informações que enriquecem a ação do gestor de viagens corporativas”, afirmou Murad.

“Nosso setor enfrenta uma série de desafios que surgem por conta de interferências externas como eventuais greves dos caminhoneiros, eleições, companhias de aviação saindo do mercado, entre outros fatores”, complementou o diretor executivo da Alagev.

O primeiro painel do Workshop abordou as discussões acerca do novo cenário da aviação civil no país. Alexandre Berbel, Gerente Comercial Corporativo da Gol, ressaltou a importância da descentralização do debate e da realização de eventos do tipo na região Nordeste. “Vemos com bons olhos o mercado do Nordeste. Recentemente, foram inaugurados novos hubs na região, além de novas rotas internacionais. Há espaço para um maior crescimento nesse sentido”, disse Berbel.

Já o segundo painel teve como eixo temático as novas práticas no ramo da hotelaria. Sérgio Paraíso, Gerente de Marketing e Vendas do Pontes Hotéis, destacou os avanços proporcionados pelo desenvolvimento tecnológico na área. “A partir do momento que a gente traz novas soluções, mais versatilidade. Isso permite que haja uma fidelização do cliente. A fidelização e a capacitação do gestor de viagens corporativas tem se mostrado como uma tendência de mercado", afirmou Paraíso para defender a importância da qualificação e atualização do profissional e das empresas.