Presidente de El Salvador faz selfie na ONU para denunciar 'formato obsoleto'
Primeiros 100 dias do governo de Nayib Bukele se caracterizaram por seu estilo de comunicação baseado nas redes sociais
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, subiu à tribuna da Organização das Nações Unidas nessa quinta-feira (26) e antes de começar a falar fez selfie, para depois de denunciar em seu discurso "o formato obsoleto" da Assembleia Geral. Bukele, de 38 anos, assumiu a Presidência de seu país faz três meses e os primeiros 100 dias de seu governo se caracterizaram por seu estilo de comunicação baseado nas redes sociais e por um discurso no qual reiterou suas diferenças com governos anteriores.
Ao subir na tribuna, Bukele saudou a Assembleia, agradeceu a presença de sua esposa e de seu bebê e depois colocou a mão no bolso para pegar celular. Com o aparelho na mão, disse "um segundo" e fez uma selfie. "Muito mais pessoas verão essa selfie do que as que escutarão este discurso", garantiu. "Espero que eu tenha saído bem".
Leia também:
El Salvador elege novo presidente
Jornalista é assassinada em El Salvador
Bukele argumentou que "o mundo não está na Assembleia Geral", mas está na internet porque "o mundo mudou", enquanto o formato da ONU continua sendo o mesmo. "A ONU tem uma grande capacidade de convocatória, mas uma forma tradicional, o que torna sua capacidade de convocatória menor, e cada ano será menor", previu.
O presidente salvadorenho disse ainda que "todos os discursos durante toda esta semana têm menos impacto do que o de um 'youtuber' famoso". A chegada de Bukele ao poder em El Salvador encerrou três décadas de bipartidismo no país, entre a direitista Aliança Republicana Nacionalista e a esquerdista Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional. Ele gosta de destacar sua diferença em relação à política tradicional e o seu estilo "millenial".