Enem 2019 'homenageia' Legião Urbana em capas de cadernos

Frases de verificação dos cadernos do primeiro dia do Enem 2019 foram extraídas de letras da banda brasiliense

Trecho retirada da letra de "Há Tempos" - Reprodução / Twitter

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) trouxe uma surpresa para os fãs da música brasileira. As frases de verificação que ficam nas capas dos mais de cinco milhões de cadernos de questões distribuídos pelo Brasil foram extraídas de músicas da banda Legião Urbana. Todas as frases são de autoria de Renato Russo, com a colaboração Dado Villa-Lobos, guitarrista da banda, e Marcelo Bonfá, baterista.

Entre as músicas escolhidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), estavam Há Tempos ("Disciplina é liberdade, compaixão é fortaleza"), Metal Contra as Nuvens ("Teremos coisas bonitas pra contar"), A Via Láctea ("Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho") e Perfeição ("Venha, o amor tem sempre a porta aberta").

A novidade surpreendeu também os integrantes remanescentes do grupo, que compartilharam fotos dos cadernos nas redes sociais da banda.

Leia também:
'Enem não é para polemizar', diz ministro sobre falta de questões sobre ditadura
Enem deixa de abordar ditadura militar pela 1ª vez desde 2009
Ministro diz que 'aplicador' vazou prova do Enem, que teve abstenção de 23%

Todas as edições do Enem contam com frases de verificação, que precisam ser transcritas pelo candidato no cartão-resposta (o gabarito) que será enviado para a correção. A transcrição das frases serve como um mecanismo para evitar que fraudes sejam cometidas no exame.