Projetos de cultura popular lideram no Funcultura Geral

Os selecionados nos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura 2019/2020 foram divulgados nesta terça-feira (26), em coletiva de Imprensa no Museu do Estado

A coletiva foi realizada no Museu do Estado - Jan Ribeiro/ Secult PE Fundarpe

O Governo do Estado, junto com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) divulgaram, nesta terça-feira (26), em coletiva de Imprensa no Museu do Estado, os selecionados nos editais do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura 2019/2020 (Funcultura Geral). Foram aprovados 248 projetos, que receberão R$15,68 milhões em incentivo. No edital, o maior número de aprovados foi nas áreas de Cultura Popular (38), seguida por Dança (30), Patrimônio Cultural (29), Teatro (28), Artes Plásticas (27), Fotografia (24), Literatura (23), Circo (16), Artesanato (13), Design e Moda (8), Gastronomia (5), Artes Integradas (4) e Ópera (3).

Leia também:
Caixa Cultural promove mais uma edição da cantata natalina no Recife
PEC pode extinguir fundos públicos de patrocínio cultural
Cultura das sambadas de maracatu é propagada no Centro do Recife



O edital recebeu inscrições de 1.059 projetos, dos quais 891 passaram para a segunda fase. Dos 248 aprovados, 51 são de produtores que nunca antes haviam inscrito projetos no Funcultura. "É um edital também que estamos focando em incluir as cidades do Interior, então as ações de capacitação do Funcultura são feitas nas doze regiões de desenvolvimento do Estado e isso está se traduzindo na quantidade de projetos aprovados por novos CPCs. Isso é uma tradução além das ações de capacitação, mas também que a gente está conseguindo levar o Funcultura não apenas para a RMR, mas também para o Interior do Estado", comenta Aline Oliveira, superintendente do Funcultura.

Entre os selecionados, estão o Trema! Festival de Teatro e uma nova temporada do espetáculo Dinamarca, do grupo Magiluth. A lista com todos os aprovados dos editais pode ser conferida no site cultura.pe, além de um estudo que serve como base para o desenvolvimento e aprimoramento das políticas do setor. “O conjunto desses editais reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com o segmento da Cultura. Mesmo com toda situação adversa na economia do país, diante do desmonte que estamos assistindo das políticas públicas pelo Governo Federal, estamos garantindo o investimento neste que é um setor tão estratégico para o desenvolvimento da sociedade”, avalia o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Ações de acessibilidade tiveram crescimento, tendo em vista que dos 248 projetos aprovados, 174 (70%) irão contar com pelo menos uma ação de tradução em libras (32%), audiodescrição (16%), legendas (8%), descrição em braile (5%) e/ou adequação de espaço (26%).

Editais

Até o final do ano, a Fundarpe irá lançar mais cinco editais: Funcultura Música 2019/2020, Microprojeto Cultural 2019/2020, além de dois editais do Funcultura do Audiovisual (edições 2018/2019 e 2019/2020). Juntos, todos os cinco editais irão representar um incentivo de quase R$ 40 milhões em projetos culturais, no ano de 2020. “Os estudos do Funcultura nos mostram a capilaridade de política pública de cultura em todo estado. Este ano, pela primeira vez, temos um outro edital em curso, que é o de Microprojeto Cultural, que certamente atrairá novos produtores, que ainda não tinham tido acesso aos recursos públicos para a cultura e passarão a ter”, coloca o secretário de Cultura Gilberto Freyre Neto.