Operação Lei Seca celebra oito anos de funcionamento com novidades e ampliação

Entre as novidades apresentadas em solenidade nesta quarta-feira (11) está um projeto-piloto para estudantes de escola municipal

Bafômetro - Pixabay

Com oito anos de funcionamento, a Operação Lei Seca (OLS) será ampliada. Um projeto-piloto oriundo da operação será trazido para a Região Metropolitana do Recife (RMR) atingindo estudantes da escola municipal. As novidades da OLS foram anunciadas na manhã desta quarta-feira (11), em solenidade no Centro de Convenções, em Olinda.

O Programa Lei Seca Mirim tem o objetivo de conscientizar os jovens entre 9 a 14 anos de escolas municipais a aderirem hábitos e comportamentos seguros no trânsito. A ação era somente realizada em cidades do Interior do Estado, onde já foram realizadas quatro formaturas, nos municípios de São José do Belmonte e Serra Talhada , totalizando cerca de 400 alunos.

Também foram anunciadas como novidades a ampliação da interiorização das operações para as cidades do Agreste, Sertão e Zona da Mata, e a a nova sinalização das blitze com placas refletivas de 2,8 metros de altura para alertar motoristas durante os bloqueios itinerantes.

Leia também:
Operação Lei Seca alerta sobre cuidados no trânsito
Deputado autor da Lei Seca diz que “guerra não está vencida”


Atualmente, a OLS possui 14 equipes e atua de forma permanente e itinerante em todo o Estado, com sete bloqueios diários, todos os dias da semana, em horários variados. O estado de Pernambuco foi o primeira no País a realizar blitze em horários diurnos, com pontos de bloqueio pela manhã e à tarde.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, a ação de fiscalização e educação promovida pelas equipes da Lei Seca estão mais qualificadas e vão além do teste do bafômetro, incitando os motoristas a refletir sobre o comportamento no trânsito.

No total, cerca de 2,8 milhões de motoristas entre condutores de moto, ciclomotores, taxis, ônibus, automóveis e utilitários foram abordados ao longo dos oitos anos de funcionamento em Pernambuco.

Através da operação, até o momento, foram recolhidas 51.452 carteiras de Habilitação e 35.467 veículos foram rebocados. As infrações por alcoolemia somaram 48.324, sendo 36.605 por recusas ao teste do bafômetro, 9.815 constatações do uso de bebida alcoólica por motoristas e 1.904 crimes, quando a concentração de álcool no corpo caracteriza o crime de trânsito.

Durante a solenidade houve também a entrega de 47 medalhas para oficiais e praças com 10 e 20 anos de serviço efetivo, além de homenagem às pessoas que contribuíram nesses oito anos em defesa da vida no trânsito, como ex-secretários de Saúde de Pernambuco e ex-coordenadores da OLS. “A Lei Seca atua na perspectiva de defesa da vida realizando este trabalho a partir das ações de fiscalização e do trabalho educativo nas ruas", afirmou a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos.

Confira algumas atitudes e comportamentos saudáveis no trânsito:

- Todos os ocupantes do veículo, adultos e crianças, devem usar o cinto de segurança inclusive no banco traseiro.
- Crianças de até sete anos e meio nos carros devem usar os equipamentos de proteção adequados à idade (bebê conforto, cadeirinhas ou assento de elevação).
- Pedestre deve sempre ser respeitado. Lembre-se: você também é pedestre.
- Dirigir embriagado reduz em até 25% o tempo de reação, aumentando o risco de acidentes. Se beber vá de ônibus, táxi ou carona.
- Bicicleta também é veículo, portanto deve respeitar a sinalização de trânsito. Motorista, mantenha uma distância segura de 1,5m ao ultrapassar ciclistas.
- Respeite os limites de velocidade. Reduza a velocidade em frente a escolas ou lugares de grande concentração de pedestre.
- Motociclista use sempre equipamentos de proteção: capacete, luvas, botas e jaqueta.
- Respeite as vagas reservadas para idosos e pessoas com deficiência. A gentileza melhora a convivência no trânsito.
- Não use o celular enquanto dirige. A distração é um dos principais fatores de risco para quem está ao volante.
- Dirigir cansado ou com sono é tão perigoso quanto dirigir alcoolizado. Pare e descanse antes de pegar a estrada.