Confira as empresas mais reclamadas no Procon-PE em 2019

Entre as três que mais receberam reclamações estão a Celpe, Compesa e Tim

Fachada do Procon-PE - Arthur Mota/Arquivo/Folha de Pernambuco

Com 5.744 atendimentos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi a líder em reclamações realizadas por clientes no Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE) no ano de 2019. A instituição fechou o ano de 2019 com 70.224 pessoas atendidas em todo o Estado.

Entre os principais problemas apresentados contra a companhia de energia, estavam a cobrança abusiva ou indevida e a perda de eletrodoméstico por queda de energia.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) ocupou o segundo lugar na lista de reclamações, com 4.567 atendimentos. Em terceiro lugar, a companhia telefônica TIM recebeu 2.78 queixas.

Além dessas três empresas, Claro, Bradesco;  Caixa Econômica, OI Fixo, Vivo, Banco Itaú e Banco BMG fazem parte da lista das dez mais reclamadas.

Leia também:
Valor da cesta básica sobe quase 8% no Grande Recife, segundo Procon
Procon notifica escolas do Recife por pedirem itens de material escolar proibidos
Jovem acidentada em kart vai ao Procon para acompanhar processo 

Segundo o Procon-PE, pela primeira vez, redes de departamento como Lojas Americanas, Riachuelo e Magazine Luiza apareceram entre as dez mais reclamadas em dezembro de 2019. “Esses números mostram um reflexo pós-Black Friday e compras de Natal”, afirmou o gerente de Atendimento do órgão, Pedro Cavalcanti, salientando que cada vez mais o consumidor está ciente de seus direitos e procurando que sejam cumpridos.

Reclamação
Para abrir uma reclamação no Procon-PE, o consumidor deve comparecer a uma de nossas 52 unidades munido de carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. É preciso levar também documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, fatura, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

Ranking das empresas em 2019
1º Celpe – 5.744 atendimentos
2º Compesa – 4.567 atendimentos
3º TIM – 2.728 atendimentos
4º Claro – 2.040 atendimentos
5º Banco Bradesco – 1.897 atendimentos
6 º Caixa Econômica Federal – 1.506 atendimentos
7º Telemar – OI Fixo – 1.478 atendimentos
8 º Vivo – 1.333 atendimentos
9º Banco Itaucard – 1.254 atendimentos
10º Banco BMG – 1.202 atendimentos