'Democracia em Vertigem' é indicado ao Oscar; confira outros brasileiros que disputaram a estatueta

Documentário brasileiro é um dos cinco indicados a Melhor Documentário em Longa-metragem

'O Pagador de Promessas' foi o primeiro filme brasileiro a ser indicado, em 1963 - Reprodução

O documentário "Democracia em Vertigem", da diretora Petra Costa, garantiu um lugar na lista de indicados ao Oscar na categoria Documentário em Longa-Metragem. Com produção da Netflix, o longa revê os últimos anos da política brasileira, do governo Lula ao impeachment de Dilma Rousseff, sob uma ótica pessoal. A premiação acontece no dia 9 de fevereiro, em Los Angeles. 

O longa concorre com "American Factory" (Estados Unidos), "The Cave" (Irlanda e Tailândia), "Honeyland" (Macedônia) e "For Sama" (Reino Unido e Síria).

Leia também:
'Coringa' lidera indicações ao Oscar; confira a lista completa dos indicados

O filme é o primeiro brasileiro a ser indicado na categoria. Anteriormente, quatro filmes nacionais haviam sido indicados ao prêmio de melhor filme estrangeiro: O Pagador de Promessas (1963), O Quatrilho (1996), O Que É Isso, Companheiro? (1997) e Central do Brasil (1999). Em 2016, o filme O Menino e o Mundo foi indicado à categoria de melhor animação. Uma História de Futebol, de Paulo Machline, foi indicado ao prêmio de melhor curta-metragem em Live-action em 2001.

Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, foi o filme com mais indicações. Em 2004, o longa concorreu em quatro categorias (melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia). Além dos sete filmes listados, outras oito coproduções brasileiras já concorreram à estatueta.