Força Nacional ficará até agosto em Paulista

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (17)

Força Nacional em Paulista - Caio Danyalgil/Folha de Pernambuco

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou, em portaria publicada nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial da União, a prorrogação das ações da Força Nacional de Segurança Pública no apoio às forças de segurança locais, em Paulista e nas outras quatro cidades do projeto - Ananindeua (PA), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e São José dos Pinhais (PR). A medida integra o projeto Em Frente Brasil, de combate à criminalidade violenta.

A Força Nacional prorrogada para a cidade de Paulista até o dia 15 de agosto é a judiciária, responsável pela área criminal, como levantamentos, e trabalha junto a polícia civil em questão de investigação, processos, encaminhamento. A primeira fase do projeto, havia acontecido até 24 de dezembro.

A decisão da permanência da Força Nacional judiciária deveria ter saído, também, ao mesmo tempo da extensiva. Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, o pedido para a prorrogação foi realizado presencialmente ao ministro da Justiça Sergio Moro, quando ele foi até a cidade no mês de dezembro.

"É significativa essa continuidade, essa parceria, entre as forças nacional de segurança e a força estadual e municipal. Pois representa mais tranquilidade, mais presença da polícia na rua, execução de projetos, junto ao judiciário, com a força judiciária. Então, é o que a gente vem ganhando a cada dia, a sensação de segurança, a redução do número de homicídios’’, relatou o secretário.

Ainda de acordo com Manoel Alencar, até este mês, na área de atuação do programa nacional não foram registrados homicídios, enquanto o restante do município registrou seis assassinatos. Em relação ao ano passado, o número de homicídios chegou a 18, na cidade.

Leia também:
Paulista registra 36,4% de redução nos homicídios durante atuação da Força Nacional
Moro se reúne em Paulista para discutir Força Nacional no município


“As operações terão o apoio logístico dos estados e municípios envolvidos que deverão dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional”, segundo a portaria publicada no Diário Oficial. De acordo com o documento, o número de militares disponibilizados obedecerá ao planejamento definido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Em janeiro, em reunião entre representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal no Centro Administrativo da Prefeitura de Paulista, já havia ficado acertada a prorrogação, mas o fim da ação estava previsto para 24 de junho. Os últimos dados divulgados do programa abrangem o período entre o início, em agosto, até dezembro de 2019. A diminuição no número de crimes contra a vida foi de 28% e os delitos contra o patrimônio caíram 34%.