Nordestão pode conhecer campeão durante o Brasileiro

De acordo com o presidente da Liga, Eduardo Rocha, torneio só não voltará a ser disputado caso futebol pare de vez em 2020

Sport x Santa Cruz - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Em meio a pandemia do coronavírus que assombra o mundo, o futebol brasileiro vem tendo suas atividades paralisadas ao longo da semana. Diante de tantas incertezas, dirigentes de clubes mostram preocupações, principalmente financeiras. Em Pernambuco, equipes do interior solicitaram, junto à FPF, o cancelamento do Estadual deste ano, alegando não ter condições de bancar salários de jogadores e comissão técnica depois de abril. Já em outra competição disputada por times pernambucanos, a situação é diferente. Suspensa no momento, a Copa do Nordeste só não voltará a realizar seus jogos caso nenhum campeonato seja mais disputado no País em 2020.

De acordo com o presidente da Liga do Nordeste, Eduardo Rocha, o torneio regional não será cancelado. Além disso, pode ser disputado paralelamente ao Campeonato Brasileiro. O Nordestão foi paralisado faltando uma rodada pela fase de grupos, e quatro partidas no mata-mata. "Só não será disputado, caso nenhuma competição seja mais disputada em 2020. Fora isso, não há hipótese para cancelamento. Se tiver que jogar junto ao Brasileiro, vamos arrumar brechas no calendário para realizar as partidas", explicou o dirigente.

Eduardo Rocha também explicou que ao contrário dos Estaduais, a Copa do Nordeste é composta por equipes que disputam todas as divisões do futebol brasileiro, e por isso as instituições teriam condições de aguardar o retorno da competição sem sofrerem tanto financeiramente, diferente de clubes interioranos que não têm calendário além das divisas de seus respectivos estados. Ele acredita que a CBF tem que tomar uma decisão em relação aos Estaduais o quanto antes.

"Todos os 16 times que compõem a Copa do Nordeste disputam o Brasileiro, seja nas séries A, B, C ou D. Então, eles já contavam com um gasto com folha salarial até o final do ano. Os clubes menores, que não jogam nada além do Estadual, realmente vão sofrer. Eles não têm como arcar com mais despesas, não têm condições. Eu acho que a CBF tem que decidir algo em relação aos Estaduais. Como se trata de um caso atípico, uma medida é cancelar e não rebaixar ninguém, para terminar ou jogar novamente no ano que vem", falou Rocha, que também é presidente do América/RN.

Leia também:
Clubes do interior pedem fim do Pernambucano 2020
FPF suspende Estadual por tempo indeterminado
Copa do Nordeste oficializa suspensão do torneio