Moradores da Entra Apulso fazem novo protesto em Boa Viagem

Comunidade cobra instalação de lombada eletrônica, adiada por mais um mês pela CTTU

Protesto de moradores da Entra Apulso - Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Moradores da comunidade Entra Apulso, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, realizam na noite desta quarta-feira (5), novo protesto na avenida Desembargador José Neves, onde dois adolescentes foram atropelados e mortos em agosto de 2016 por um motorista que dirigia em alta velocidade. O ato, que começou por volta das 18h, também se estendeu para as ruas Ribeiro de Brito e Ernesto de Paula Santos e durou quase duas horas. 

Os moradores cobram a instalação de uma lombada eletrônica, faixa de pedestre e um semáforo na via. A colocação dos aparelhos é pleiteada pela comunidade desde o acidente, mas até hoje não foi efetuada.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), que havia dito, inicialmente, que colocaria a lombada até o meio de setembro, adiou o processo para o fim do mês, e, agora, deu novo prazo para o fim de outubro. Segundo a assessoria de imprensa, o atraso na implantação dos equipamentos se deveu a uma "reavaliação no projeto".

Em nota, a CTTU informou que "já estão prontos os projetos de sinalização viária da área do entorno da Avenida Desembargador José Neves, que inclui um semáforo ocasional de pedestre e um equipamento de fiscalização eletrônica.". Segundo a companhia, o projeto inclui também a "implantação de sete lombadas físicas no entorno do local, que já foram foram instaladas pela Empresa de Manutenção e Serviços Urbanos (Emlurb) nas ruas Bruno Veloso, Coronel Anízio Rodrigues Coelho, João Dias Martins e Agenor Lopes e Tenente Domingos de Brito."

O caso

As vítimas, amigas e vizinhas, eram Isabela Cristina de Lima, de 26 anos, e Adriano Francisco da Silva, de 19 anos. Eles estavam voltando da casa da madrinha dela quando foram atropelados pelo veículo.

O carro trafegava pela avenida Desembargador José Neves quando atingiu os dois jovens, que estavam na calçada, e depois capotou.

Três pessoas ocupavam o Sandero, dois rapazes e uma moça. De acordo com informações de moradores da área, a jovem foi levada por familiares pouco depois do acidente. Já os outros dois ocupantes do carro foram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira.