Cervejarias artesanais produzem álcool para combate ao coronavírus

Setor hospitalar e consumidores podem ser beneficiados. Cervejaria Capunga já está produzindo e vai começar a comercialização do produto. Ekäut e Räye estão em processo de validação para comelar a produção

Cervejaria Capunga é a primeira artesanal a produzir álcool em gel e 70% - Divulgação

Para diminuir os impactos econômicos gerados por conta do coronavírus, o Governo de Pernambuco autorizou fábricas de cervejas artesanais possam alterar seus processos produtivos para fornecer álcool 70%, nos formatos líquido e gel. A cervejaria artesanal Capunga, foi a primeira a obter a liberação temporária para produção. As fábricas da Ekäut e da Räye, já deram entrada no pedido e irão em breve começar a produção.

A medida foi possível a partir de uma articulação entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Saúde e da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) e a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). Uma portaria permitiu que temporariamente as cervejarias artesanais e outras indústria de bebidas possam produzir.

Leia também:
Cervejarias em busca de alternativas
Preço da publicidade no Facebook desaba com coronavírus
Itaú anuncia doação de R$ 1 bilhão para combate ao coronavírus


Segundo o diretor de Fomento e Inovação da AD Diper, Jaime Alheiros, com essa ação será possível ajudar a sociedade e também as empresas que tem a possibilidade de produzir o álcool. “A necessidade estava visível, o mercado fechado, somente com o canal online, os bares comprando pouco. É uma questão de sobrevivência, o setor de bebidas e alimentos não essenciais estão sofrendo muito. Eles somaram esforços e viraram a chave e estão produzindo o que o mercado pede, ajudar na crise de saúde e livrar na econômica”, destacou.

O presidente da Associação Pernambucana de Cervejas Artesanais (Apecerva), Victor Lamenha, a medida traz fôlego para manter empregos e movimentação financeira. “Esperamos conseguir manter todos os nossos empregos na produção, da cadeia produtiva, doar uma parte, mas vender também. Não está fácil encontrar esse produto, vamos atender o consumidor final, a sociedade geral. Isso vai ajudar a enfrentar a crise econômica, mantendo a operação fabril”, afirmou.

A AD Diper destinou 10 mil garrafas pet de um litro para a Cervejaria Capunga. A fábrica irá abastecer os recipientes com álcool 70% e distribuir, gratuitamente, para os hospitais, por exemplo.

Victor Lamenha também é fundador da Capunga, e destaca que não fazer grandes aportes financeiros para a produção foi um atrativo. “A gente encarou uma queda nas vendas na ordem de 90%. O que mais nos incentivou foi a possibilidade de migrar nossos equipamentos e estrutura para o álcool em gel sem ter que fazer grandes investimentos. Nosso maior investimento foi de cerca de R$ 50 mil e vamos doar 20% da nossa produção ao governo”, reforçou.


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo 
+ Coronavírus na Política
+ Coronavírus na Economia
+ Coronavírus em Diversão&Arte
+ Coronavírus no Esporte