PCR entrega alojamento provisório para profissionais da linha de frente do combate à Covid-19

Entregue nesta sexta-feira (15), o espaço é destinado aos profissionais que moram com familiares pertencentes a grupo de risco do novo coronavírus

Alojamento Provisório Recife, destinado aos servidores municipais que estão na linha de frente do combate à Covid-19 - Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

Profissionais da rede municipal de saúde que estão atuando na linha de frente no combate à Covid-19 vão receber, nesta sexta-feira, um alojamento provisório, entregue pela Prefeitura do Recife, na manhã desta sexta-feira (15). O Alojamento Provisório Recife foi montado dentro de um prédio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em Santo Amaro, região central do Recife, e é destinado aos profissionais que moram com familiares pertencentes a grupo de risco do novo coronavírus e precisam se manter afastados para evitar possíveis contaminações.

O objetivo da ação é garantir tranquilidade aos servidores que estão atuando na ponta, cuidando da população. “Além da tensão que é enfrentar uma pandemia como esta, sabemos que muitos profissionais voltam para casa com medo de contaminar seus familiares. Com a opção do alojamento, queremos ofertar a possibilidade de eles trabalharem mais tranquilos, dividindo quarto com outros colegas que passam pelas mesmas angústias que eles”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

Leia também:
Recife fornece coleta de testes para profissionais de saúde em quatro unidades
PCR promove drive thru para vacinação contra gripe em pessoas com deficiência
Prefeitura do Recife amplia isenção de pagamento de iluminação pública


Com 30 leitos, além de leitos de isolamento para os profissionais que possam, posteriormente, apresentar os sintomas da doença, o espaço estará à disposição deles até o final da pandemia. O espaço contará ainda com banheiros, sala de convivência com televisão, refeitório, mini-copa, internet, área de lavanderia, vigilância 24 horas e auxiliares de serviços gerais. A Prefeitura do Recife também vai oferecer três refeições por dia e kits com lençóis, toalhas, prato, talheres e copo, além de armários para guarda de pertences.

O cadastro para o alojamento está sendo realizado pela Secretaria de Saúde, através do e-mail alojamentoprovisoriopcr@gmail.com. Para se inscrever, o servidor da rede municipal precisa ter entre 18 e 59 anos de idade, atuar na linha de frente da pandemia e estar assintomático. Também né necessário comprovar que mora com familiar de primeiro grau que pertence ao grupo de risco da doença, como pessoas idosas, hipertensas, diabéticas, etc. As vaga serão distribuídas para alguns setores, sendo dez vagas destinadas para profissionais do Samu Metropolitano do Recife; dez vagas para os trabalhadores do hospital de campanha erguido na área externa da Policlínica Barros Lima, em Casa Amarela; e dez para profissionais da Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, que é uma das unidades de referência da Atenção Básica para atendimento de pessoas com suspeita de covid-19 e para testagem de profissionais.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo 
+ Coronavírus na Política
+ Coronavírus na Economia
+ Coronavírus em Diversão&Arte
+ Coronavírus no Esporte