Fiscalização no bairro de Casa Amarela tem conscientização e interdições de estabelecimentos

No bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, agentes da prefeitura e do Governo do Estado realizaram uma operação de fiscalização e orientação

Início da quarentena rígida no Recife tem fiscalização em toda a cidade - Andréa Rêgo Barros/PCR

Nas primeiras horas da quarentena rígida que passou a vigorar em cinco cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), um esquema especial foi montado pela Prefeitura do Recife para garantir o cumprimento do decreto estadual. Na manhã deste sábado (16), parte das ações se concentraram no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte, onde agentes da prefeitura e do Governo do Estado realizaram uma operação de fiscalização e orientação.

Leia também:
Tire suas dúvidas sobre a quarentena que começa neste sábado
Autorizada apreensão de veículos durante a quarenta em Recife e mais quatro cidades
Para garantir quarentena rígida, Recife executa esquema de fiscalização

Até as 10h30 da manhã deste sábado, agentes da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) notificaram dez estabelecimentos por falta de alvará e descumprimento ao decreto. Três estabelecimentos foram fechados.

Um dos estabelecimentos interditados foi uma farmácia do bairro. Segundo a prefeitura, a farmácia poderá voltar a funcionar desde que passe a disponibilizar álcool em gel para os clientes na entrada e a fazer o ordenamento dos clientes dentro do estabelecimento.

A operação de fiscalização e orientação em Casa Amarela contou com um efetivo de cerca de 170 profissionais da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon), da CTTU, Procon Recife, Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Polícia Militar e Rádio Patrulha. Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) também realizam a desinfecção dos mercados públicos.

Além da sanitização dos espaços públicos, serão disponibilizados equipamentos de proteção como máscaras e álcool em gel, além de materiais informativos sobre a Covid-19. Equipes da Prefeitura do Recife também fazem o controle de entrada nos equipamentos municipais do Largo: o Mercado de Casa Amarela, Pátio de feira e Centro de Comércio de Casa Amarela – Sempre Viva.

Segundo a Gerente Geral da Dircon, Cândida Bonfim, a escolha de Casa Amarela se justifica pelo alto fluxo de pessoas no centro comercial. "A gente tem o objetivo de orientar e fiscalizar aqui em Casa Amarela, porque além de ser um dos bairros mais populosos do Recife, ele atrai as pessoas por conta do centro comercial. Então a gente precisava fazer um processo de orientação porque as pessoas precisam de informação neste momento", afirmou Cândida.

Conscientização
O Varal do Bem, equipamento cultural do Projeto Arte que Cura, reforçou as ações de conscientização sobre os perigos do Sars-CoV-2, o novo coronavírus. Montado no Mercado de Casa Amarela, a ação distribuiu máscaras gratuitas. Algumas máscaras tinham mensagens como “Eu cuido de você e você cuida de mim’, ‘Lave as mãos’, ‘Distância é Amor’, ‘Se proteja’ e ‘Vai passar’.

Fiscalizações em toda cidade
16 pontos de fiscalização de trânsito foram instalados pela cidade. Neles, agentes da Autarquia de Trânsito Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Polícia Militar atuarão controlando o fluxo de veículos pelas estradas. A partir deste sábado (16), os condutores devem obedecer ao rodízio de placas pares e ímpares.

Para fiscalizar a circulação de pessoas, a Guarda Municipal do Recife fará rondas e, em eventuais casos de descumprimento da quarentena, orientará as pessoas a voltar para casa. Com o decreto, a pessoa que circular nas vias públicas poderá ser abordada e questionada acerca do motivo de estar na rua.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo 
+ Coronavírus na Política
+ Coronavírus na Economia
+ Coronavírus em Diversão&Arte
+ Coronavírus no Esporte