Entenda o embate entre Anitta e o jornalista Leo Dias
Jornalista vaza áudios em que a cantora expõe desavenças no meio artístico. Por sua vez, Anitta aciona justiça para proibir o blogueiro de citar seu nome
Nos últimos dias, a tensão entre o jornalista carioca Leo Dias (ex-SBT, Rede TV e UOL) e a cantora Anitta repercutiu na imprensa, no meio artístico e entre os fãs. Em uma relação com a carreira da artista desde o início, no começo de 2010, o colunista vazou áudios e publicou em suas redes sociais aspectos íntimos da carreira da carioca, de brigas de famosos a questões morais. A polêmica também tem gerado debates em relação à ética jornalística e os limites da exposição do público e do privado dos artistas.
O contato entre o jornalista e a cantora é antigo, começou no Furacão 2000, e resultou até numa biografia não autorizada ("Furacão Anitta"), lançada por ele em 2019. No livro, Dias relata a ascensão de Anitta, tida como o maior nome do pop brasileiro, e as suas desavenças ao longo da carreira. Nomes como Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Pabllo Vittar, Gominho, Preta Gil, Gusttavo Lima e Nego do Borel são citados no enredo, mas ninguém contestou as informações.
Leia também:
Vazam áudios de Anitta falando de famosos, e ela afirma que foi ameaçada por Léo Dias
Anitta diz que Maluma é muito bom de cama e fala sobre briga com Pabllo e Ludmilla
Há alguns dias, o jornalista colocou mais lenha na história e publicou áudios que provariam as desavenças da cantora. Em um desses materiais, Anitta diz que Jojo Todynho descobriu um grupo de Pabllo Vittar, Preta Gil e Gominho para falar mal de outros artistas. A única a se pronunciar foi Preta Gil, que negou o conteúdo compartilhado. “Juro por Deus que não queria postar esse vídeo, mas chega uma hora que cansa a alma! Tanta mentira, tanta fofoca!”, disse Preta em um vídeo nas redes sociais.
A discussão partiu para ataques a questões morais da cantora, como a suposição de ela ter tido relações poligâmicas com o ex-namorado, Pedro Scooby. Em resposta em suas redes, Anitta diz que foi ameaçada e chantageada por Leo Dias. “Desde que eu desmenti essa nota, ele vem ameaçando a mim e a minha equipe de vazar conversas minhas com ele, botar a internet pra escutar áudios e prints de conversas da gente de quando eu ainda pensava que precisava ser fonte para eu não ter a minha carreira acabada, cancelada”, afirmou.
FANFIC
A relação entre artista e imprensa sempre fez parte do pop. Durante décadas, pessoas da mídia tiveram conteúdos, trabalhos e aspectos da vida pessoal vazadas em veículos de comunicação. Foi o caso que envolveu a cantora norte-americana Taylor Swift e o casal Kim Kardashian e o rapper Kanye West, protagonizaram um episódio: em áudio, Swift autorizava a música “Famous”, que entrou no álbum do rapper, “The Life of Pablo”, em 2016. Um ano após o acontecimento, a popstar lançou o disco “Reputation”, com críticas à forma como a mídia e as pessoas a tinham tratado na época.
Embora haja semelhanças nas relações, o caso brasileiro se distingue na forma como o blogueiro faz práticas que não condizem com a profissão. “Eu acho que essa é uma relação até diferente dos demais. Os outros casos de vazamento me parecem uma coisa mais sistematizada, como o de Taylor e Kim. Muitos desses vazamentos e relações ajudaram a fortalecer, inclusive, os artistas. No caso de Leo e Anitta, é mais uma relação de fã danosa. Há chantagem, desmoralização”, explica a jornalista e doutoranda em Comunicação Mariana Lins.
Para a pesquisadora, essa relação de fã e artista fica clara na linguagem utilizada por Dias, inclusive na biografia, na qual se aproxima da “fanfic” - um gênero virtual utilizado para construir histórias de artistas pop por seus fãs. “Ele escreve sobre aspectos que nem dizem sobre a carreira. Diz com quem vai para a cama. É uma fala muito apaixonada, tem uma projeção de recalque (num aspecto freudiano). A linguagem que ele usa é de fanfic pura, quando a gente lê parece uma fanfic (textos encontrados em fóruns e grupos de fãs)”, aponta Mariana.
DESCANCELAMENTO
Até o vazamento dos conteúdos, a popstar brasileira estava passando por um processo de limpeza de imagem e estabelecendo, novamente, uma postura política - pressionando políticos, como Rodrigo Maia (DEM), em projetos que estavam tramitando no Congresso. Nas últimas semanas, fez transmissões em conjunto com a comentarista política Gabriela Prioli para tratar de assuntos envolvendo politização, debates e aspectos básicos a respeito de trâmites das instituições brasileira.
A imagem é diferente dos últimos dois anos. Anitta foi acusada de não se posicionar nas eleições presidenciais e foi “cancelada” por parte do público progressista que a acompanhava - mulheres, LGBTQIA+ e outras alas. Apesar disso, que se acumula aos episódios recentes, a pesquisadora Mariana Lins acredita no fortalecimento da cantora. “Ela está tendo uma postura comedida e um caminho de descancelada”, ressalta.
Como está o caso
Nesta terça-feira (26), mais um detalhe veio a público: um processo movido pela artista contra o blogueiro no qual ela o acusa de mentir em uma reportagem sobre a mãe de Anitta. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o caso corre na 13ª Vara Cível. A defesa de Anitta entrou com um pedido de tutela antecipada que significa que o jornalista Leo Dias seria proibido de citar o nome da cantora para qualquer tipo de manifestação, mesmo antes da sentença do caso. A Justiça acatou a decisão.