Natimorto testa positivo para o novo coronavírus em PE
Embora não haja posicionamento da OMS sobre transmissão na gestação, pesquisas nos EUA e na China abordam tema
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), notificou, nesta quinta-feira (28), a morte de um natimorto do sexo masculino - a denominação é dada quando o óbito do feto acontece dentro do útero - em decorrência da Covid-19. É o primeiro caso desse tipo no Estado relacionado à doença. O óbito ocorreu no último dia 16, em uma unidade privada do Recife, e tanto o natimorto quanto a mãe tiveram resultado positivo em teste para o Sars-CoV-2.
Embora ainda não haja comprovação por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que gestantes infectadas pelo novo coronavírus possam transmitir o vírus para o feto, há estudos em andamento que investigam essa hipótese. Pesquisadores dos Estados Unidos e de Wuhan, na China, onde o coronavírus surgiu, já sinalizaram tal possibilidade após acompanharem grupos de gestantes e realizarem testarem específicas durante e logo após partos.
Leia também:
Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas
Covid-19: Pernambuco terá ampliação na testagem
Além do caso do natimorto, o boletim desta quinta notifica também a morte de uma menina de um ano. Assim, já são 13 mortes no Estado em bebês e crianças com idade entre 0 e 9 anos. Nessa faixa etária, foram notificados, até o momento, 193 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) associada à Covid-19.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus