Globo interrompe programação para mostrar balanço da Covid-19 em plantão
No meio da novela 'Fina Estampa', às 21h45, o âncora do 'Jornal Nacional', William Bonner, anunciou os dados recém-divulgados pelo Ministério da Saúde
Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitir que o Ministério da Saúde passou a atrasar a divulgação do balanço da Covid-19 no Brasil para acabar "com matéria no Jornal Nacional", a TV Globo interrompeu a programação na noite de sexta-feira (5) com um plantão do jornalismo para mostrar os números.
No meio da novela "Fina Estampa", às 21h45, o âncora do "Jornal Nacional", William Bonner, anunciou os dados recém-divulgados pelo Ministério da Saúde. Havia pouco mais de 10 minutos que o telejornal tinha encerrado sua edição do dia. "Nós dissemos que vocês teriam esses números assim que eles fossem anunciados. E estamos aqui cumprindo o que nós dissemos", disse Bonner ao abrir o plantão.
Leia também:
'Acabou matéria no Jornal Nacional', diz Bolsonaro sobre atraso em dados da Covid-19
Ministro do TCU cogita divulgar balanço diário da Covid-19 em resposta a atrasos
Em seguida, foram mostrados os números informados pelo Ministério da Saúde: 1.005 óbitos e 30.830 novos infectados. O total passou para 35.026 mortes e 645.771 casos da Covid-19 no País.
O Ministério começou a divulgar o boletim com a compilação dos dados das secretarias estaduais de Saúde perto das 22h na quarta-feira (3). Primeiramente a pasta alegou "problemas técnicos", mas o expediente foi repetido nos dois dias seguintes. O boletim de sexta inclusive mostrou apenas os dados do dia e não mais também os acumulados. O site com os dados de todo o País foi retirado do ar.
A estratégia do governo federal visa barrar a repercussão dos dados nos telejornais noturnos, principalmente o "Jornal Nacional", o de maior audiência. Na quarta-feira, no entanto, Bonner avisou que o telejornal passaria a mostrar a soma das informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde quando não houvessem os números do Ministério.
Audiência
A audiência do plantão da Globo foi maior que a do Jornal Nacional. No momento do plantão, a emissora marcava 31 pontos de audiência - cinco a mais que os 26 do primeiro bloco do jornal, quando os números costumam ser divulgados. Os dados são prévios, referentes a São Paulo (principal mercado da televisão brasileira) e podem sofrer alterações na segunda-feira (8), quando forem consolidados.
Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus