Copa do Nordeste: reunião debate futuro do torneio
Liga do Nordeste se reúne hoje para discutir situação da competição, mas palavra final será da CBF
O retorno da Copa do Nordeste permanece uma incógnita. Não há uniformidade quanto ao regresso aos treinos presenciais dos clubes da região - alguns estados já tiveram times voltando às atividades, outros estão próximos e uns ainda sem data. Nesse contexto, representantes da Liga do Nordeste vão se reunir hoje, por videochamada, para discutir como é possível tornar o desejo de retomar o torneio em realidade. Mas um ponto é certo: a palavra final é da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Nós vamos debater como está o cenário em cada lugar da região e depois passar tudo para a CBF. É ela quem decide como e quando será retomada a Copa do Nordeste. Tudo que eu falar agora será mera especulação, então precisamos repassar as informações e esperar qual será o posicionamento”, afirmou o presidente da Liga, Eduardo Rocha.
No Ceará, por exemplo, os clubes retomaram os treinos presenciais na semana passada. "Estávamos trabalhando desde o início da quarentena, conversando com os órgãos de saúde, analisando questões técnicas, para encontrar a melhor data. Voltamos dia 1º com todo o cuidado e seguindo os protocolos. Sobre o Nordestão, tivemos uma conversa há duas semanas com a Liga, passando informações de como estava no nosso estado, mas depois não houve contato. Acredito que eles estão esperando uma posição da CBF", informou o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio.
Em Pernambuco e no Maranhão, os governos estaduais autorizaram o retorno às atividades nos dias 15 e 22 deste mês, respectivamente. A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) espera voltar com o Estadual no dia 28 de junho ou no primeiro fim de semana de julho. Já os maranhenses projetam entrar em campo para a conclusão da competição local apenas em agosto.
Ainda não há definição da volta aos treinos na Bahia. O Vitória chegou a solicitar liberação à prefeitura de Salvador para retornar aos trabalhos, mas não houve autorização para o pedido. Em Sergipe, foi entregue ao deputado federal e presidente da Comissão do Esporte da Câmara, Fábio Mitidieri (PSD), uma proposta minuciosa com os protocolos para o início dos treinos, também sem previsão de retorno. Em Alagoas, a expectativa é de que o governador Renan Filho (MDB) anuncie hoje um decreto flexibilizando o regresso de algumas atividades, sendo uma delas os treinamentos presenciais.
Na Paraíba, o secretário de saúde do estado, Geraldo Medeiros, afirmou recentemente que o futebol "não é uma atividade essencial" e não há planos para flexibilização em relação à volta aos treinos dos clubes. A Federação de Futebol do Piauí (FFP) marcou para amanhã uma videoconferência com os representantes do estado para discutir os rumos do esporte. Os piauienses acreditam que só será possível concluir o Estadual, na melhor das hipóteses, no final de julho. No Rio Grande do Norte, com as medidas rígidas de isolamento ampliadas até o dia 17 de junho, os potiguares tentam incluir o futebol como atividade essencial.
A Copa do Nordeste foi paralisada na última rodada da primeira fase. Oito jogos acontecerão antes do mata-mata. São eles: Sport x Confiança/SE, ABC/RN x CSA/AL, Freipaulistano/CE x Imperatriz/MA, CRB/AL x Ceará, Bahia x Náutico, Fortaleza x América/RN, Botafogo/PB x Vitória e River/PI x Santa Cruz.