Coronavírus

Sport divulga medidas restritivas para o retorno das atividades

Medição de temperatura aplicada diariamente e segmentação de grupos são algumas das ações do protocolo para proteger atletas e funcionários

Estádio da Ilha do Retiro - Kleyvson Santos/Arquivo Folha de Pernambuco

De olho na volta aos treinos presenciais no dia 15, o Sport divulgou quais medidas serão adotadas a fim de garantir a segurança dos profissionais envolvidos. Foi definido que integrantes da comissão técnica, atletas e funcionários deveriam estar no Recife desde terça-feira (9). Nesta quinta-feira, será realizada a primeira rodada de testagem de todos do clube na Ilha do Retiro.

Haverá testes e medição de temperatura (diária) em todos os jogadores e funcionários que ingressarem no Centro de Treinamentos no primeiro dia de atividades. Se o termômetro marcar ou ultrapassar 37,5 graus, o indivíduo é proibido de entrar no CT e só retorna depois de liberação médica.  A entrada é exclusiva para os profissionais do clube, não envolvendo parentes ou imprensa. Quem entrar deve sair do carro de máscara e já trajando a roupa de treino ou uniforme de trabalho. O distanciamento social deverá ser executado, excepcionalmente na prática do treino técnico.

Segundo o protocolo, um questionário e duas baterias de exames sorológicos (IGG/IGM) serão aplicados. No caso de sintomas semelhantes aos de Covid-19, um terceiro exame (RT-PCR) será feito. Os resultados estabelecem quem fica em cada um dos quatro grupos divididos.

O grupo A pode treinar normalmente -seguindo as normas de saúde - e engloba pessoas IgG positivo (foi infectado mas possivelmente se imunizou) e IgM negativo; o grupo B conta com pessoas IgG positivo e IgM positivo (contaminado recentemente) e estas ficarão isoladas em casa por duas semanas; mesmo cenário no grupo C, de pessoas com IgG negativo e IgM positivo; por último, no grupo D, atleta testado negativo para IGM e IGG irá treinar inicialmente de forma separada do restante do elenco e vai ser submetido a um novo exame a cada 15 dias.

No período de retomada, as dependências da comissão técnica, departamento médico, musculação, campos de treino e estacionamento são alguns dos locais disponibilizados que passarão por higienização um dia antes do treino do dia seguinte e terão entrada permitida.

O comunicado encerra informando que seguirá  "as determinações e protocolos que serão elaborados e adotados pela FPF (Federação Pernambucana de Futebol) e pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol)". Evandro Carvalho, presidente da entidade pernambucana, já declarou que pretende retomar o Estadual no final deste mês.