Com ausências de Brocador e Barcia, Sport realiza 94 exames de Covid-19
Rubro-negro se prepara para volta das atividades na segunda-feira (15), no CT José de Andrade Médicis, em Paratibe
Na segunda-feira (15) completará três meses desde que o Sport entrou em campo diante do Ceará. Na ocasião, onde acabou saindo do Castelão derrotado por 2x1, foi a última vez que o Leão fez uma partida oficial antes da paralisação das atividades no País por causa da pandemia do novo coronavírus. Nesta quinta (11), na Ilha do Retiro, a equipe da Praça da Bandeira deu o pontapé inicial para retomar os trabalhos. Entre jogadores, membros da comissão técnica e funcionários, 94 exames para detectar a Covid-19 foram realizados em uma estrutura montada na parte inferior da sede social da casa rubro-negra. Os resultados saem na tarde desta sexta-feira (12), e dependendo dos diagnósticos, o Sport irá separar o elenco em quatro grupos na volta dos treinamentos no início da semana, no CT José de Andrade Médicis, em Paratibe.
O grupo A poderá treinar normalmente -seguindo as normas de saúde - e engloba pessoas IgG positivo (foi infectado mas possivelmente se imunizou) e IgM negativo; o grupo B conta com pessoas IgG positivo e IgM positivo (contaminado recentemente) e estas ficarão isoladas em casa por duas semanas; mesmo cenário no grupo C, de pessoas com IgG negativo e IgM positivo; por último, no grupo D, atleta testado negativo para IGM e IGG irá treinar inicialmente de forma separada do restante do elenco e vai ser submetido a um novo exame a cada 15 dias.
“A gente adotou as medidas mais seguras que se tem hoje no mercado em termos de qualidade de testes, para que possamos dar um ambiente mais seguro possível de trabalho. Dependendo da quantidade de atletas, membros de comissão técnica e funcionários que testarem positivo para Covid, vamos separar em grupos quem já teve a doença e quem não teve”, afirmou Lucas Drubscky, executivo de futebol do Sport.
No CT, haverá testes e medição de temperatura (diária) em todos os jogadores e funcionários que ingressarem ao local. Se o termômetro marcar ou ultrapassar 37,5 graus, o indivíduo é proibido de entrar na área de treino e só retorna depois de liberação médica. Quem entrar deve sair do carro de máscara e já trajando a roupa de treino ou uniforme de trabalho. Além disso, na primeira semana os trabalhos serão físicos e divididos em grupos de no máximo cinco jogadores. O distanciamento social deverá ser executado, excepcionalmente na prática do treino técnico.
Ausências
Duas ausências foram notadas durante a testagem para a Covid-19 na Ilha do Retiro nesta quinta. Os atacantes Hernane e Leandro Barcia não compareceram para realizar o exame por motivos distintos. Enquanto Brocador foi diagnosticado com dengue, e só deve retornar da Bahia ao longo da próxima semana, o uruguaio está em seu país de origem. Barcia passou toda a quarentena no Uruguai, e agora o clube está estudando uma logística para trazê-lo de volta à capital pernambucana. Assim como Hernane, o reforço para a temporada 2020 deve se apresentar semana que vem.