Brasileiros que estão no México há mais de três meses aguardam repatriação

Por conta da pandemia, muitos voos foram cancelados. Há cerca de 130 brasileiros que aguardam um voo de repatriação para retornar ao Brasil

Wanessa Melo e o filho de três anos já tiveram o voo cancelado três vezes - Cortesia

A recifense Wanessa Melo está no México desde o dia 22 de março. A princípio, a viagem com o filho de três anos, que é mexicano, duraria apenas 15 dias, mas já faz três meses que a engenheira de pesca tenta retornar ao Brasil e não consegue. "Meu voo já foi cancelado três vezes. Dependendo da situação, podemos ficar aqui até julho ou agosto", afirma Wanessa, com tom de preocupação. Além dela e do filho, cerca de 130 brasileiros, de vários estados do País, estão na mesma situação. Trata-se de pernambucanos, baianos, paulistas, mineiros, entre outros, que aguardam a repatriação por parte do governo brasileiro. 

Segundo Wanessa, o que impede a volta dessas pessoas é a falta de voos. "Não podemos culpar as companhias aéreas, pois estão cumprindo determinações de autoridades. Mas precisamos de um terceiro voo de repatriação, que é um direito do cidadão brasileiro, segundo a lei de migração nº 13.445, de 2017", declarou. 

A recifense conta também que a justificativa que ela e o grupo de brasileiros recebem é que o consulado está recolhendo informações sobre o número exato de brasileiros que ainda estão por lá para organizar o retorno destes. "Nossa preocupação é que não temos uma previsão. Não temos nem certeza se haverá esse terceiro voo", relata. 

Ainda de acordo com Wanessa, nesse grupo de brasileiros há pessoas que estão em situação preocupante. "No meu caso, estou na casa dos avós do meu filho, mas independentemente disso, estamos fora do nosso país por mais tempo do que foi programado por nós", desabafa. "Muitas pessoas estão em casas de intercambistas, outras em casas de amigos ou pessoas que conheceram aqui. Estamos lutando juntos para conseguir regressar ao Brasil", complementa.

De acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores, até  dia 3 de junho, mais de 23.500 brasileiros já foram repatriados com apoio das embaixadas e consulados, e outras 2.600 pessoas com passagens aéreas canceladas e/ou desvalidos continuam aguardando repatriação. A Folha de Pernambuco entrou em contato com o Itamaraty em busca de respostas sobre os brasileiros que estão no México, mas ainda não obteve retorno.