Agamenon Magalhães receberá Faixa Azul, exclusiva para o transporte coletivo
O equipamento terá 4 quilômetros de extensão e será implantado na faixa central da via, em ambos os sentidos, na imediação entre o Viaduto da Avenida João de Barros e a Rua do Paissandu
O principal corredor viário da Cidade, a avenida Governador Agamenon Magalhães, receberá quatro quilômetros de Faixa Azul nesta terça-feira (16). A Prefeitura do Recife estima que o equipamento beneficiará mais de 250 mil passageiros que trafegam nas 64 linhas de ônibus que circulam na via diariamente. O novo corredor exclusivo para ônibus será implantado na pista central da avenida.
Para viabilizar a implantação, será feita, também, uma nova mudança de circulação para o acesso aos condutores que vêm da Avenida Governador Agamenon Magalhães para a Rua Joaquim Nabuco.
No sentido Boa Viagem, a Faixa Azul terá início a partir da imediação do Viaduto da Avenida João de Barros até a altura do Real Hospital Português. Alguns trechos terão fluxo misto de veículos para conversões ou acesso na pista, por isso, o condutor deve ficar atento à sinalização vertical e horizontal. Já no sentido Olinda, o equipamento terá início nas proximidades da Rua João Asfora e seguirá até a imediação do Viaduto da Avenida João de Barros.
A rua do Paissandu também passou por mudanças com realocação de semáforos no entorno e mais espaços para pedestres. Na saída da Ilha do Leite para Avenida Governador Agamenon Magalhães, houve mudança no acesso à pista local para diminuir os conflitos. A Rua Dom Bosco passou a ter sentido duplo em um dos seus trechos, uma nova entrada para o bairro da Ilha do Leite foi feita para quem vem da Avenida Governador Agamenon Magalhães, pela Rua João Asfora. Além disso, recentemente, foram implantadas a restrição de circulação de veículos na Praça do Derby e o reordenamento do trânsito na imediação entre a Agamenon e Avenida Rui Barbosa. Todas essas intervenções foram feitas em parceria com a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
Será feita, também, na terça-feira (16), uma eliminação de giro à esquerda para os veículos que vêm da avenida Governador Agamenon Magalhães no sentido Olinda e desejam acessar a rua Joaquim Nabuco.
Para os condutores que vêm na avenida Governador Agamenon Magalhães em direção a Olinda e desejam acessar a rua Joaquim Nabuco, a rota alternativa será o acesso à pista local, que deverá ser feito até a última agulha antes do cruzamento com a Praça do Derby, para entrar na rua Carlos Pôrto Carreiro, girar à esquerda na rua Dom Bosco e cruzar a avenida Governador Agamenon Magalhães em direção à rua Joaquim Nabuco.
A segunda parte da mudança é a implantação de um canteiro no início da avenida Joaquim Nabuco, que servirá para redução da distância entre as travessias e o ordenamento do trânsito, dessa forma, quem vem da Rua Dom Bosco e deseja seguir em direção ao Derby, deverá acessar as faixas da esquerda no pontilhão e seguir pela pista local da avenida Governador Agamenon Magalhães. Já os condutores que vêm da avenida Governador Agamenon Magalhães em direção ao Pina e desejam acessar a pista local, deverão fazer na nova entrada que será sinalizada na pista, na imediação da rua Joaquim Nabuco, já que a agulha de acesso à pista local foi fechada.
A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, destaca a importância deste novo equipamento. “Garantir espaço para o transporte público em uma avenida de grande porte como a Agamenon Magalhães é priorizar quem mais precisa e implantar uma política de mobilidade mais justa, que prioriza espaços ocupados por pessoas, não por veículos praticamente vazios. A Faixa Azul é uma das principais marcas desta gestão e nos deixa orgulhosos porque é um caminho para avançar pela qualidade de vida dos nossos cidadãos”, explica.
Agentes de trânsito estarão nas ruas para orientar os condutores durante os primeiros dias das novas mudanças. É importante estar atento às sinalizações verticais e horizontais para evitar infrações de trânsito e respeitar o equipamento de Faixa Azul, que garante a mobilidade de transportes coletivos.
O projeto é fruto de diversos estudos e intervenções feitas ao longo de anos pela PCR, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).