Fernando de Noronha não regista novos casos de Covid-19 e flexibiliza algumas atividades
Segunda a administração da Ilha, todos os 64 casos confirmados durante a pandemia já receberam cura clínica
O arquipélago de Fernando de Noronha não regista novos casos de Covid-19 e flexibiliza algumas atividades após liberação gradual autorizada pelo Governo de Pernmabuco. Segunda a administração da Ilha, todos os 64 casos confirmados durante a pandemia já receberam cura clínica.
A administração informou também que todos os passageiros que desembarcaram na Ilha no último sábado (13) tiveram resultado negativo nos exames realizados após a chegada ao arquipélago. Com a confirmação da ausência do vírus, todos foram liberados do isolamento e não há mais casos em investigação. Ao todo, 24 pessoas foram retestadas, sendo 11 moradores e 13 servidores. Outras sete pessoas que também vieram no mesmo voo não precisaram dos exames porque já tinham cura clínica comprovada.
IGREJAS
Com a liberação gradual das celebrações religiosas, anunciadas pelo Governo do Estado e retomadas a partir de segunda-feira (22), a administração da Ilha informa que os espaços religiosos precisarão seguir um protocolo com medidas de prevenção à doença e só poderão funcionar com 30% da capacidade, podendo chegar ao limite de 50 pessoas nos templos com capacidade de até mil lugares. Grupos de risco devem permanecer em casa.
FLEXIBILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Na última terça-feira (16), foram liberados também pelo Governo de Pernambuco os treinos de equipes esportivas em Noronha. Também já estão funcionando na Ilha, comércio varejista, salões de beleza e serviços de estética, construção civil, clínicas e consultórios médicos, odontológicos e veterinários, óticas, clínicas de fisioterapia e de psicologia. Todos os setores precisam seguir o protocolo para cada atividade.
PRAIAS
O acesso às praias de Fernando de Noronha está liberado desde o último dia 25. Porém, é necessário seguir algumas regras para prevenção da doença, que ainda pode estar circulando de forma assintomática na área.
São permitidas atividades físicas e náuticas, individuais, e prática de esportes com grupos de no máximo quatro pessoas, sem contato físico. Ainda estão proibidas aglomerações com mais de cinco pessoas. O distanciamento físico de dois metros também deve ser respeitado.
RETORNO DOS MORADORES
Os moradores de Noronha que estão no continente começaram a retornar à Ilha no último sábado (13). A volta será por etapas, para diminuir o risco da entrada de pessoas contaminadas.
No primeiro voo, desembarcaram 12 moradores. O número será ampliado gradualmente. O próximo desembarque em Noronha será no dia 27 deste mês quando chegarão mais 25 moradores, além de trabalhadores dos serviços essenciais.
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO
Está em curso em Fernando de Noronha o Estudo Epidemiológico que vai avaliar a circulação do novo coronavírus na ilha. Nesta primeira etapa da pesquisa, amostras de 900 moradores, selecionados de forma aleatória, de todas as regiões da ilha, já foram enviadas ao Recife para exames. Os moradores que aceitaram participar da pesquisa serão submetidos a exames e acompanhamento por um período de um ano.
O estudo fornecerá evidências para orientar ações de vigilância e controle da doença e também irá apoiar a tomada de decisão da Administração na retomada das atividades sociais e econômicas na ilha.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Uma cartilha com uma série de recomendações aos moradores, trabalhadores, comerciantes e empresários da Ilha foi lançada.
Ela indica que os moradores só devem sair de casa em caso de necessidades essenciais e que o uso das máscaras é indispensável para todos que precisarem circular em vias públicas.