Para mitigar riscos, preparador de goleiros do Santa cita prevenção na readaptação aos treinos
Renato Pontes teve o primeiro contato presencial com os arqueiros corais na quarta, após três meses monitorando os atletas virtualmente
O Santa Cruz não fugiu do que está sendo considerado “o novo normal” no primeiro dia de treino. Adotou, inclusive, logística até mais restritiva do que vem sendo observado em outras equipes. Após três meses sem receber visitas, o CT Ninho das Cobras, na Guabiraba, teve o primeiro contato com o grupo de goleiros do Tricolor na quarta. Maycon Cleiton, Carlos Miguel e Luiz Fernando foram os responsáveis por abrir a retomada das atividades físicas presenciais do clube, sob supervisão do preparador de goleiros Renato Pontes.
Enquanto o Governo do Estado estudava liberar a volta aos treinos restritivos, o profissional monitorou os arqueiros virtualmente, através de aplicativos e ligações diárias, durante os mais de três meses de isolamento social. Com a retomada e o primeiro contato presencial, Pontes relatou a metodologia de trabalho aplicada nas primeiras atividades.
“Assim que chegamos, tivemos uma conversa rápida para fazer uma avaliação de como todos estão. Após isso, fizemos os testes com o fisiologista, depois fomos para a academia, fizemos um trabalho de força. Vamos neste primeiro momento focar na prevenção. É um período que não estava no cronograma, é uma situação fora do que tínhamos planejado. Vamos trabalhar em cima para não haver nenhum tipo de lesão”, explicou.
“Fomos para o campo, fizemos um trabalho de isometria, um trabalho um pouco analítico e técnico. Nada muito pesado até por ser a primeira sessão de treino, e finalizamos com core. Foi um dia bem produtivo, onde os atletas vieram com um peso que a gente já estava acompanhando, conforme feito no cronograma e vamos dar continuidade”, continuou.
Segundo Pontes, os trabalhos desta quinta serão mais específicos. Parecido com o formato aplicado no primeiro dia de treino, o elenco tricolor foi dividido em três pequenos grupos nesta quinta. Dois treinaram no período da manhã e mais um grupo é esperado para a realização dos trabalhos físicos no turno da tarde. Vale lembrar que neste primeiro momento os treinos estão sendo restritos à recuperação da condição física. Atividades com bola, envolvendo todo o grupo, devem ser introduzidas no decorrer das próximas fases - observando o andamento da pandemia no Estado -, seguindo o protocolo médico desenvolvido pelo clube.