Ações de marketing rendem mais de R$ 500 mil ao Trio de Ferro em meio à paralisação
Sport, Náutico e Santa Cruz precisaram agir nos últimos três meses para não serem derrubados pela crise
Com mais de três meses sem futebol, o Trio de Ferro da Capital têm investido em ações de marketing para preencher os cofres. Lançamento de uniformes, reprise de jogos antigos, planos de sócios e tantas outras medidas já geraram lucros importantes em meio ao prejuízo financeiro gerado pela pandemia do novo coronavírus. Ao todo, Náutico, Santa Cruz e Sport já levantaram mais de R$ 500 mil em campanhas.
O Náutico, nos dados divulgados há alguns dias, já arrecadou mais de R$ 100 mil com campanhas criadas durante a paralisação dos jogos. "Estamos sem nosso carro-chefe, que é a partida, e precisamos usar a criatividade. Conseguimos 65 mil somente com o 'Tô com o Timba', além de ganhar com a venda de máscaras e bilhetes simbólicos para os 'jogos virtuais', com reprises de partidas na televisão", apontou o vice-presidente de marketing e comunicação, Luiz Filipe Figueiredo.
O “Tô com o Timba” teve participação de mais de 500 torcedores. O projeto envolveu a compra simbólica de ingressos para os jogos da Série B, já que os confrontos iniciais do campeonato nacional não devem contar com presença de público. Outra ação que teve boa adesão da torcida foi "O Manto é Seu". Mais de oito mil alvirrubros votaram para escolher qual seria o novo uniforme para a sequência de 2020. Com um detalhe: o modelo foi criado por um torcedor do clube. Em seguida, foi lançada a camisa número 2, toda branca, em homenagem aos profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus - o produto sairá gratuitamente para os sócios titulares que quitarem todas as mensalidades de 2020.
Com salários atrasados e corte de verba por parte dos patrocinadores, o Sport apostou em algumas ações. Entre ingressos solidários e participação de torcedores em campeonatos de jogos eletrônicos, o Leão arrecadou mais de R$ 160 mil. Com as transmissões do 'Jogo dos Sonhos' e a Final de 1987 (no canal oficial do clube no YouTube), além da final da Copa do Brasil de 2008, contra o Corinthians, e do Estadual de 2014, contra o Náutico, - reprisados pela Rede Globo e SporTV, respectivamente -, o Leão somou R$ 136 mil com a venda de bilhetes solidários. A quinta bilheteria virtual, realizada no lançamento do novo uniforme que contou com a presença do cantor Lenine, arrecadou R$ 9 mil. Deste montante, R$ 11.539,56 tiveram como destino a instituição Novo Jeito, que atua no combate ao novo coronavírus. O resto serviu para pagar funcionários do clube.
"Neste momento de pandemia, tivemos que nos reinventar e pensar em formas de ganhar receitas e gerar engajamento nas redes sociais para que não se crie um distanciamento entre clube e torcida", afirmou o diretor de marketing rubro-negro, Rafael Soares. Apostando no mundo dos games, o Sport também faturou mais de R$ 20 mil com três torneios de Pro Evolution Soccer (PES) - parceiro do clube - e com inscrições esgotadas para o torneio de Free Fire.
Pelo lado coral, cerca de R$ 220 mil foram arrecadados juntando a venda de máscaras personalizadas, ingressos virtuais e jogos online. A mais lucrativa foi a "Nordeste Coral", em alusão ao título inédito da competição regional, conquistado em 2016 pelo Santa Cruz, com cerca de R$ 145 mil recolhidos. O Tricolor continua replicando os pedidos dos kits com copos, mini-taças, máscaras e camisas a pedido da torcida. O dinheiro até agora arrecadado foi distribuído para o pagamento de funcionários, fornecedores e despesas básicas.
Em breve, o Santa pretende apresentar mais duas campanhas.“Uma eu não posso falar, porque é algo inédito, o clube ainda não fez. E a outra, vamos fazer um incentivo para o sócio regularizar a situação dele, respeitando as normas do estatuto. Vamos tentar acessibilizar os pagamentos para quem ficou inadimplente nesse período de paralisação”, disse Guilherme.