Saúde

Retomada de cirurgias eletivas exige reforço nos cuidados por parte dos hospitais no Recife

A medida é mais uma etapa prevista no plano de convivência com a Covid-19 em Pernambuco e vale para as redes pública e privada

Hospital Oswaldo Cruz, no Recife - Ed Machado/Folha de Pernambuco

O plano de convivência com a Covid-19 prevê o retorno de mais uma atividade para hoje. Consultórios, clínicas,laboratórios e hospitais, tanto da rede pública como da rede privada, estão autorizados a realizar cirurgias eletivas.

Dentre as exigências para o retorno dessas atividades, estão o distanciamento mínimo de 1,5 m entre profissionais de saúde, colaboradores, pacientes e também acompanhantes; apenas um acompanhante por paciente; e agendamento de apenas dois pacientes por hora durante essa etapa inicial.

Os estabelecimentos só devem permitir a entrada de pessoas que estejam utilizando máscaras e também devem fornecer, para pacientes e colaboradores, local para lavagem frequente das mãos, além do álcool 70%. Os colaboradores também devem receber os equipamentos de proteção individual (EPIs).

Esses locais devem, ainda, reforçar a higienização de todas as instalações, principalmente das superfícies, banheiros e áreas comuns, que deve ser feita com sanitizantes que contenham cloro ativo, solução de hipoclorito a 1%, sal de amônio quaternário ou produtos similares de mesmo efeito higienizador.