Trio de Ferro entra na segunda semana de treinos com previsão de intensificar trabalhos táticos
Vivendo momentos distintos, Náutico, Santa Cruz e Sport buscam acelerar o rítmo enquanto competições não são reativadas
As atividades presenciais dos clubes pernambucanos iniciaram-se na semana passada de uma forma diferente do habitual. Junto com elas, a fase preliminar de testes da Covid-19 nos atletas, protocolo de saúde para reforçar os cuidados com a doença e trabalhos divididos em grupos, com foco na parte física e mantendo um distanciamento social. Para essa semana, a previsão é de atividades mais direcionadas. Um passo à frente para deixar os jogadores próximos do ideal para o regresso das competições.
No Náutico, o técnico Gilmar Dal Pozzo pretende a partir de agora realizar trabalhos táticos. "Em cima das informações que os preparadores e fisiologistas passarem, nós vamos esboçar uma equipe titular para enfrentar o Salgueiro, pelo Pernambucano, e o Bahia, pela Copa do Nordeste”, afirmou. "Vamos procurar fazer um ajuste principalmente no meio-campo, com modelo um pouco diferente do que estávamos atuando, mas sem agredir tanto o que foi construído. A maior dificuldade que tivemos antes foram as lesões, em todos os setores. Isso teve reflexo no desempenho e no resultado em campo. Agora, com a maioria ficando à disposição, nós colocaremos em prática nosso jogo", completou.
No Santa Cruz, os dois primeiros dias de treinamentos foram reservados para os trabalhos de resistência e força. Na sexta, o clube deu início a uma atividade curta com bola, com os jogadores ocupando parte do campo e circulando. Segundo o preparador físico coral, Cláudio Romão, a ideia é que os jogadores possam se readaptar aos movimentos realizados nos jogos, mesmo em exercícios individuais. Como iniciou os trabalhos na última quarta, hoje o Tricolor dará fim à primeira seção de treinos. Amanhã, o elenco ganha folga, começando novas atividades na quarta. "A partir de quarta, vamos tentar voltar com um trabalho mais tático, mas sempre tendo esse cuidado do distanciamento. Hoje trabalhamos com três grupos, mas a ideia é trabalhar com dois", explicou.
De acordo com o preparador físico do Sport, Ricardo Henriques, os treinos desta semana seguirão a linha das seis primeiras atividades realizadas durante a semana passada: exercícios físicos e tático/técnico com uso da bola. A ideia é "seguir reconstruindo a condição física dos jogadores, após 12 semanas de inatividade, no que diz respeito aos treinos de futebol", afirmou. Ainda segundo o profissional, os atletas leoninos "precisam de três semanas de trabalhos para participar de jogos sem risco de lesão", apesar das indefinições que cercam o retorno das partidas.