Famílias mantêm tradição junina e promovem arraial caseiro
Para a festa ser completa, os familiares estão apostando em decoração, comida, música e até quadrilha
O mês de junho é marcado por uma série de festas, músicas e comidas típicas. Ano após ano, é possível ver ruas enfeitadas, arraiais montados e fogueiras, como pede a tradição. Mas em 2020 as celebrações estão sendo diferentes, por conta da pandemia do novo coronavírus. Mesmo sem aglomerações e sem fogueira, o importante é não deixar a data passar em branco!
A família de Joana Beatriz, por exemplo, todos os anos celebra a época junina. Segundo ela, por conta das circunstâncias, esse ano o evento se tornou ainda mais especial. "Quando nos demos conta de que as festas juninas não aconteceriam, resolvemos fazer a nossa farra em casa. Compramos material para decoração e os ingredientes para as comidas típicas. Faremos o nosso próprio arraiá, com direito a muito forró e até uma quadrilha", disse Joana. Ela, que é estudante de psicologia, destaca que curtir esse momento em família vai ser muito positivo para desopilar. “Tenho certeza que será um momento em que nós iremos absorver coisas boas", complementou.
Quem também não perde um São João é Larissa Furtado. A geógrafa tem familiares no interior e conta que essa tradição é muita viva dentro da sua casa e que levam a festa a sério. "Aqui curtimos o São João de forma raiz", brincou Larissa. "Decoramos o ambiente, nos vestimos a caráter e comemos as comidas típicas que sempre preparamos. Também temos o hábito de fazer fogueiras, mas esse ano não faremos", contou. Ainda de acordo com Larissa, curtir a festa em casa vai ajudar a esquecer um pouco as preocupações.
Até quem não costumava preparar algo dentro da própria casa, esse ano se rendeu. É o caso de Pricila Oliveira, estudante de Fisioterapia, que vai celebrar a data em casa junto da família. "Em anos normais, nós sairíamos e curtiríamos o São João nas festas da rua. Mas como esse ano não tem, estamos preparando nossa própria festa, dentro de casa", disse.
Decoração
Além das comidas típicas, uma boa decoração faz toda a diferença na festa junina. A influenciadora digital Isabela Azevedo costuma dar dicas, em seu perfil no instagram (@beluquices), para quem gosta de investir na decoração na hora de pôr a mesa. "A decoração para essa festa pode ser feita com itens que as pessoas têm em casa, podendo também incrementar, através de colagens, costuras ou recortes", garante Isabela, que separou algumas dicas para a Folha de Pernambuco. “Tecidos com estampas características das festas juninas (chita, girassol, xadrez, bandeirinhas, balão) podem servir como toalha de mesa, passadeira ou trilhos, guardanapo e painel para parede. Já os retalhos são excelentes opções para criar detalhes em xícaras, jarras, lembrancinhas e até decorar roupas. Peças em palha são excelentes para compor cenários com flores e servir as comidas”, destacou. “Não podemos esquecer de bandeirinhas, balões e fitas. São enfeites baratos e excelentes para montar decorações aéreas, criando o clima de um verdadeiro arraial. Sanfona, trio sanfoneiro, cordel, fogueira e balão são alguns dos símbolos das festinhas juninas. Versões menores deles são ideais para decorar a mesa”, concluiu.