Projeto de combate à Covid-19 de Jaboatão é selecionado pela Organização Pan-Americana da Saúde
A premiação tem o objetivo de valorizar e divulgar experiências que tragam soluções para atender a população durante a emergência sanitária
Iniciativa que mapeia pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19, desenvolvida por equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Felicidade, do município do Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, foi selecionada na primeira etapa do prêmio “APS Forte para o SUS: no combate à pandemia”, desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelo Ministério da Saúde.
A premiação tem o objetivo de valorizar e divulgar experiências que tragam soluções para atender a população durante a emergência sanitária, e Jaboatão foi a única cidade do Nordeste classificada para apresentar o trabalho durante uma live que irá ao ar nesta quinta-feira (25), às 17h, no site da Apas.
O trabalho elaborado em Jaboatão aplica a ferramenta tecnológica de geolocalização do Google Earth para acompanhar pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, permitindo visualizar de forma rápida no gráfico territorial a distribuição dos casos, diferenciados por sua classificação clínica.
O mapeamento é baseado no monitoramento dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, permitindo alertar à equipe e à gestão municipal quanto à distribuição territorial da doença, além de viabilizar o planejamento de ações específicas e o monitoramento ágil dos pacientes em microáreas da cidade, através de uma tecnologia pré-existente e gratuita.
As experiências bem-sucedidas receberão do Ministério da Saúde e da OPAS a divulgação e o reconhecimento público das ações. A data do resultado final dos projetos melhor avaliados ainda não foi divulgada.