Cinema

'Garota Exemplar', de David Fincher

Um filme de aparências

Garota Exemplar - Divulgação

Garota Exemplar é um filme de 2014 que conta sobre duas visões a história de um relacionamento. Um homem conformado com um casamento e supostamente agressivo e a esposa vítima do monstro com quem vive.

Mas, durante o filme, é perceptível uma troca do ângulo que a história é contada e podemos entender que a esposa, Amy, é uma psicopata fria e calculista. Próximo ao quinto aniversário de casamento Nick chega em casa e descobre que sua esposa foi sequestrada e chama a polícia.

A investigação descobre várias falhas no “sequestro”, colocando Nick em cheque. A polícia começa a seguir ele e investigá-lo como o assassino da esposa. Há um movimento a nível nacional de contras e a favores e como a mídia é capaz de manipular a opinião pública.
O filme retrata as formas que a opinião das pessoas podem ser manipuladas e direcionadas em direção a algo. Seja contra ou a favor. 

A segunda visão retratada no filme é a partir do conhecimento que Amy forja a própria morte e está em fuga, tentando se libertar da opressão causada pelos pais dela e a convivência com o marido. Descobrimos que a primeira parte do filme é contada a partir do diário dela e Nick nunca encostou um só dedo na esposa.

O filme tem muitas outras subtramas interessantes e um plot twist muito bom. O final é incrivelmente surpreendente. A atuação do Ben Affleck no papel Nick passa o sentimento de opressão que ele sente com toda a situação, ele descobre da melhor forma que não se deve irritar uma mulher.

Rosamund Pike, que interpreta a Amy, utiliza a narrativa para construir uma fachada que torna a aceitação da verdadeira história dificultosa.