Recife sanitiza parques, praças e orla das praias
A estratégia de desinfecção de espaços públicos faz parte do Plano de Convivência com a Covid-19
A partir desta sexta-feira (26), parques, praças e a orla do Recife passam a receber sanitização contra o novo coronavírus. A estratégia de desinfecção de espaços públicos faz parte do Plano de Convivência com a Covid-19, que flexibilizou a abertura desses locais para caminhadas, corridas e pedalada. O anúncio foi feito na manhã desta sexta pelo prefeito Geraldo Julio.
“Com a reabertura dos parques e da praia, nós vamos iniciar um trabalho de desinfecção dos grandes parques da cidade, como o parque da Jaqueira, o da Macaxeira, o Dona Lindu, Caiara, Santana, o 13 de Maio, a orla e também a Beira-Rio”, informou o prefeito do Recife.
Geraldo Julio explicou que o processo de sanitização é feito por meio de bombas instaladas em caminhonetes e pelos agentes da saúde ambiental, e que essa prática já é realizada todas as noites, em áreas de grande circulação da Cidade, como os mercados, feiras, ruas do comércio e também nos terminais de ônibus.
“Sabemos que a sanitização ganha ainda mais importância com a abertura das atividades. Assim como o uso da máscara, a higiene das mãos e a distância do outro. Fazer a desinfecção agora é ainda mais importante”, disse o prefeito. Ao todo, serão sanitizadas, diariamente, mais de 30 praças e parques.
Comércio
Com a reabertura do comércio no Centro do Recife na última semana, cerca de 30 vias comerciais da área central também entraram no roteiro dos Agentes de Saúde Ambiental.
Segundo a Prefeitura da Cidade (PCR), desde março, as equipes visitam unidades de saúde, de assistência social, mercados e feiras públicas, terminais de ônibus, agências da Caixa Econômica e locais de distribuição de cestas básicas, entre outros pontos de circulação de pessoas. Nesse período já foram aplicados mais de 368 mil litros da solução desinfetante nos mais de 700 locais visitados.
Ainda de acordo com a PCR, o processo consiste na aplicação de um desinfetante com ação viricida de alto nível, cuja ação tem início em até cinco minutos e o efeito residual atua por 24 horas. O cronograma das atividades é dividido em três turnos, de segunda a sexta-feira, e nos fins de semana, em regime de plantão.