Audiovisual

Festival de Cinema de Vitória lança identidade visual

Evento, que contará com doze mostras competitivas, será realizado em formato online

Identidade visual do Festival foi criada a partir de obras do artista plástico mineiro Hélio Coelho - Divulgação

A 27º edição do Festival de Cinema de Vitória - marcado para novembro e em formato digital já tem sua identidade visual, pensada a partir de obras do artista plástico mineiro Hélio Coelho, com concepção da artista e produtora Neusa Mendes e da designer Anaise Perrone. O evento este ano traz o tema "Sonhar Colorido Faz Bem". 

De acordo com Lúcia Craus, diretora do Festival,  “A obra de Hélio Coelho traz uma profusão de cores que enchem os olhos e trata de um jeito particular de assuntos que dialogam diretamente com o mundo contemporâneo, como a natureza e a espiritualidade”.

Para esta edição foram inscritos 1047 filmes advindos de todas as regiões do País e a lista dos selecionados para exibição será disponibilizada até o mês de setembro.



Serão 235 curtas-metragens dirigidos por mulheres - sendo 41 por realizadoras negras e 194 por realizadoras brancas. Além de 196 curtas tratam da temática LGBTQIA+ e  11 curtas inscritos dirigidos por pessoas com deficiência, complentando com 699 curtas dirigidos por homens - sendo 110 negros e 589 brancos.

Já entre os longas-metragens, 31 foram dirigidos por mulheres, sendo 28 brancas e três negras e 22 longas tratam temática LGBTQIA+. Um longa foi dirigido por pessoa com deficiência. E, dos 82 longas dirigidos por homens, 74 realizadores são brancos e oito são negros.

Troféu Vitória
Este ano estão confirmadas 12 mostras competitivas e mais de 20 categorias concorrem ao Troféu Vitória. O festival também contará com workshops, webconferências, seminários, laboratórios, debates e apresentações musicais. A programação completa será divulgada em breve através do site e redes sociais.