Futebol

Série B pode começar uma semana depois do Brasileirão e terminar em janeiro

Pedido partiu dos clubes que jogarão a competição; ideia é que nacional não seja disputado simultaneamente com os estaduais

Clubes de futebol - CBF

Após a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) projetar o início da Série A para o dia 8 de agosto, os clubes que disputarão a Série B se reuniram na última quinta (25), por videoconferência, com membros da entidade máxima do futebol nacional, para discutir também o retorno da segunda divisão, frisando o desejo do início do torneio uma semana depois do Brasileirão (14 ou 15 de agosto), além do término da competição, no máximo, até 31 de janeiro.

O primeiro pedido ocorre para evitar o choque de compromissos envolvendo o torneio nacional e a reta final dos estaduais. No caso do Náutico, por exemplo, há ainda a disputa da Copa do Nordeste. O Timbu fará mais um jogo pela rodada final da primeira fase e, se avançar na competição, terá no mínimo uma e no máximo mais quatro datas reservadas para duelos pelo Regional. 

 

Sobre o término da competição em janeiro, os representantes da Série B 2020 apontam que, como não há equipes classificadas para torneios internacionais (Libertadores e Sul-Americana), seria mais fácil agrupar os jogos no calendário e evitar que o campeonato seja ampliado até fevereiro. 

Outra preocupação envolve o mando de campo. Como a situação de saúde envolvendo a pandemia do novo coronavírus não é uniforme em todo o Brasil, com alguns estados em situação mais preocupante que outros, a ideia seria fazer com que clubes que estejam em cidades em cenário mais delicado quanto à Covid-19 joguem em outros lugares. As partidas, vale salientar, aconteceriam inicialmente sem a presença de público.