'Comida é Arte - Terroir Brasil' estreia dia 3
Série documental investiga gastronomia brasileira sob diversos pontos de vista
Provocação que não sai da boca dos especialistas em gastronomia - cozinheiros, jornalistas, pesquisadores: comida é arte? Esse é o ponto de partida para a série documental "Comida é Arte - Terroir Brasil", dos cineastas Paulo Caldas e Bárbara Cunha, com lançamento marcado para o dia 3 de julho no canal Travel Box Brazil.
A dupla contou com o expertise do jornalista e crítico de restaurantes Josimar Melo (Folha de São Paulo) para conduzir a narrativa que investiga empiricamente as bases, os ingredientes, as influências e o processo criativo da cozinha brasileira.
A primeira temporada é composta por 13 episódios gravados em Pernambuco e São Paulo - estados base dos produtores e do jornalista - aborda temáticas contemporâneas na cadeia produtiva da alimentação brasileira, como a questão do gênero e as transformação em torno do gosto, a partir dos vários encontros com chefs de cozinha, artistas, pesquisadores e produtores. "Comida é Arte" será dividida em "Comida é Arte?", "Milho", "Açúcar", "Feijão", "Amendoim", "Bode", "Café", "Mandioca", "Taioba", "Peixe", "Porco" e "Queijo".
Figuras conhecidas participam do roteiro, como Joca Pontes, Bel Coelho, Miau Caldas, Claudemir Barros, César Santos, Cláudia Luna, Eudes Assis, André Saburó, Helena Rizzo, entre outros. A colunista da Folha de Pernambuco, Lecticia Cavalcanti conduz Josimar Melo em uma visita na Casa-Museu de Gilberto Freyre, em Apipucos, Zona Norte do Recife.