Banda de forró formada por integrantes cegos ganha voto de aplauso na Alepe
O grupo completa duas décadas de existência em 2020
Fundada em 29 de junho de 2000, a banda de Forró Luar do Sertão, formada apenas por integrantes com deficiência visual, completou duas décadas de existência este ano e, em comemoração, o grupo recebeu votos de aplauso das assembleias legislativas de Pernambuco (Alepe) e da Paraíba (ALPB).
A banda, que surgiu da dificuldade de os integrantes em ingressaram no mercado de trabalho, foi fundada pelo radialista que atua na Rádio Folha 96,7 FM Domingos Sávio e é formada também por Vitoria Maria e Emanuel Dantas, como vocalistas; Rivelino Bezerra Amaral no triângulo; Jorge Neném no pandeiro e Jota Gomes na sanfona.
O voto de aplauso é um instrumento legislativo através do qual os vereadores homenageiam profissionais e personalidades que, de alguma maneira, contribuem para o estado e para a sociedade em geral.
Em Pernambuco, o voto, ideia do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), foi publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira (1º). “A Banda Luar do Sertão já participou de vários festivais de música, como da Rádio Guarany de Camaragibe; o da cidade de Igarassu; da abertura da exposição em homenagem a Luiz Gonzaga. Se apresentaram, também, no São João de vários municípios, dentre eles: Macaparana, Itambé, Recife, Jaboatão, Igarassu, Paulista, Itamaracá e Itapissuma”, diz a publicação.
O texto também afirma a importância de falas citadas pela banda. “Implementaram, nos shows, frase de efeito, citações, músicas críticas, bem como outras vertentes que provoquem o despertar sobre os direitos das pessoas com deficiência, os tornando um referencial das outras bandas e grupos”.