Recife continua vacinação contra gripe
Quatro grupos prioritários continuam abaixo da meta de vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe vacinou 492 mil pessoas no Recife. Contudo quatro grupos prioritários não atingiram a meta da cobertura e, assim, as crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães até 45 dias após o parto) e adultos de 55 a 59 anos são alvo na prorrogação da campanha. A vacinação continuará sendo feita, segundo a Prefeitura da cidade, em mais de 130 unidades de saúde do município enquanto durarem as cerca de 150 mil doses da vacina ainda disponíveis.
As pessoas desses grupos não vacinadas ficam desprotegidos contra os três tipos de vírus influenza que mais circulam no hemisfério sul em 2019: Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2. As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
A vacina contra gripe só será disponibilizada para a população em geral se sobrarem doses depois de o Recife bater a meta de atingir 90% desses quatro grupos prioritários - atualmente, esse percentual é de pouco mais de 35%. Hoje apenas os idosos e os profissionais de saúde atingiram a meta de cobertura vacinal estipulada pelo Ministério, com 139,9% e 144,6%, respectivamente. “A imunização é considerada um serviço essencial e, portanto, as pessoas devem ir até a unidade de saúde para receber a vacina. Mas, na ida ao posto, é sempre importante lembrar de usar máscara e higienizar as mãos”, reforça a diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.