FUTEBOL

Atendendo a pleito, presidente da CBF confirma início da Série C para agosto

Confirmação foi feita por Rogério Caboclo, presidente da entidade, que atendeu o pedido dos 20 clubes que vão disputar a competição neste ano

Constantino Júnior, presidente do Santa Cruz - Santa Cruz/divulgação

Após definição das datas de início das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, foi a vez do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, confirmar a data de início da Série C para o dia 8 de agosto. A decisão atendeu ao pedido feito pelos 20 clubes que vão disputar a competição neste ano, entre eles o Santa Cruz, que tem seu mandatário, Constantino Júnior, como um dos membros da Comissão Nacional de Clubes e representante da Terceirona. 

“Definimos com a Série C que ela começará na mesma data da B”, disse Caboclo, em entrevista ao jornal O Globo. Em entrevista à Folha de Pernambuco, o presidente do executivo do Santa, Constantino Júnior, havia explicitado o desejo de que a Terceirona fosse iniciada na mesma data da Série B, afirmando que as equipes estão preparadas e seguindo os protocolos médicos para entrar em campo. Representante das equipes, num contato mais direto com a CBF, Tininho também havia deixado claro o desejo de conseguir junto à entidade o repasse de mais uma ajuda emergencial aos clubes, que não contam com cota televisiva. O pleito, contudo, ainda não foi atendido. 
 

Em relação ao início da Primeira Divisão, no dia 9 de agosto  e Segunda Divisão, também no dia 8 do mesmo mês, a entidade já havia projetado dar início às competições nas datas supracitadas, após reunião no dia 25 de junho por videoconferência. 

Entre as quatro divisões brasileiras, a única que segue sem definição é a Série D, segundo Rogério Caboclo, por ser uma competição que exige maior reestruturação em decorrência da quantidade de times - ao todo 68 - e, consequentemente, da indisposição de praças que possam atender todas as equipes, em meio à pandemia do novo coronavírus. Em Pernambuco, Afogados da Ingazeira, Central e Salgueiro são os representantes do Estado na competição. 

Copa do Brasil e feminino
A Copa do Brasil, junto ao Campeonato Brasileiro da Série A1 feminino eram as únicas competições em curso antes da paralisação do futebol. O reinício das disputas foi estabelecido para o dia 26 de agosto. Dos quatro clubes pernambucanos que iniciaram na disputa, somente o Afogados permanece na competição, com campanha histórica, após bater o Atlético-MG nos pênaltis e avançar à terceira fase do torneio. A Coruja, no entanto, se complicou após perder por 3x0 no jogo da ida para a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, e agora, aguarda a data do jogo da volta para reordenar seu desfecho. 

O Brasileirão feminino, por outro lado, foi paralisado na quinta rodada. Pernambuco não conta com representantes na elite. Ao contrário da disputa da Série A2, que conta com Náutico e Sport no páreo, e foi interrompida ainda na primeira rodada. A CBF sinalizou que a Segunda Divisão do feminino pode retornar em setembro, ainda sem data decretada.